sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



Ratos de praia, citadinos, polivalentes

Entra verão, sai verão, segue esse papo antigo, chato, sobre o que é melhor: ficar veraneando em Porto Alegre ou em outras cidades ou ir para as praias de nossos Litorais Sul-Norte.

Sim, tem a Serra, lagoas e outros pontos turísticos. Mas isso é uma conversa antiga, chata, rançosa, prometo que é a última vez que falo sobre o assunto. Não, não quero dar a palavra final. Só quero dizer que gosto de cidade, sou meio rato de praia e aprecio serra, lagoas e outras belezas nossas. Sou polivante.

Sou fã, por vezes, muita vezes, do nadismo, tipo fazer nada, ouvir o silêncio e descansar os meus ouvidos e os dos próximos. Acho que cada um deve se divertir e trabalhar como gosta e pode, onde der. O dia tem 24 horas: oito de trabalho, oito de lazer e oito de descanso. Não é legal criticar as opções, os hábitos e os condomínios alheios.

Os incomodados podem ir para Punta, Santa Catarina, Miami, Taiti, Punta Canas, mas deixem em paz e felizes os outros. Mas não me furto a dar sugestões para melhorar nosso veraneio, cumprindo minha responsabilidade social: nos fins de semana poderiam desviar o trânsito Porto Alegre-Litoral para a estrada velha, quem sabe, e ter mão-única na freeway em certos horários. Facilitava.

Acho que as prefeituras dos municípios do Litoral poderiam gastar melhor o dinheiro, especialmente o arrecadado via IPTU e dar mais força para os veranistas, que são os que mais pagam. Acho que as autoridades ambientais deveriam ser mais flexíveis com plantação de grama e árvores na beira da praia.

Acho que os veranistas poderiam cuidar mais da limpeza, especialmente na beira, com a ajuda dos municípios, que deveriam colocar mais lixeiras. Quer dizer: acho até legal ficar uns dias da semana na Capital, por exemplo, e curtir a praia ou a Serra em outros dias. É mais ou menos o que muitos fazem. Uma coisa não invalida a outra.

Só acho que, por exemplo, as férias escolares deveriam ir até lá pelo dia 15 de março, para melhor aproveitamento de casas, apartamentos, hotéis, colônias de férias etc.

Com boa vontade, diálogo e espírito de união, acho que podemos melhorar as coisas nas cidades, na Serra e no Litoral. O que definitivamente não dá é ficar só criticando as opções dos outros e apontando para os aspectos negativos.

Bom, é isso, peque e pegue leve, conviva legal, boas férias, boa praia, bom asfalto, boa lagoa, bom rio, boa serra, onde tu for ou não.

Jaime Cimenti

Nenhum comentário: