sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010



Histórias de terror para os leitores se assustarem e se identificarem

O grande livro das histórias de fantasmas, um projeto concebido pela Virago Press, conhecida editora inglesa dedicada exclusivamente a livros escritos por mulheres, com organização de Richard Dalby, pesquisador literário, apresenta trinta e quatro histórias, com perspectivas das mais variadas. Dalby é apaixonado pelo gênero, especialista e já compilou vários volumes do gênero.

O volume acaba de ser publicado no Brasil e tem tudo para se tornar um clássico moderno no gênero, diante dos nomes das escritoras, dos temas tratados, das formas literárias e dos cuidados editoriais adotados. Autoras como Charlotte Brontë, May Sinclair, Edith Wharton, Ruth Rendell e Angela Carter comparecem com narrativas tradicionais, estudos psicológicos modernos, clássicos contos de casas mal-assombradas e fábulas de mistério de teor feminista.

Algumas histórias são inquietantes, outras estranhas, outras são francamente assustadoras, mas todas são antológicas e que investigam como as mulheres lidam com paixão, angústia e raiva, entre outros sentimentos fortes. Não é à toa que quase sempre as histórias de mistério, fantasmas e terror trazem como ponto central uma mulher tão brava quanto apavorada, quase sempre às voltas com acontecimentos inexplicáveis e horripilantes.

Ou então, uma figura feminina atormentada que causa eventos assustadores. As trinta e uma autoras britânicas reunidas no livro estão entre as mais importantes dos séculos XIX a XXI e lançam suas percepções e talentos sobre noites enevoadas, governantas solitárias e amantes que voltam do túmulo para se vingar.

A perda de um filho, a separação de uma irmão, a partida de um amante e outros temas capazes de provocar calafrios e fazerem leitores dormirem de luz acesa também estão no volume, que mostra o sobrenatural em textos de alta qualidade.

Pela amplitude formal e temática, o livro se destina a mulheres fãs de contos de horror e a todos, vivos ou mortos, que apreciem textos saborosos, assustadores e personagens de complexidade aterradora.

Como se vê, o gênero de terror, clássico na literatura, segue encantando e assustando muita gente, passando bem pelos julgamentos do tempo e dos leitores.

Tradução de Cristina Cupertino, 456 páginas, R$ 56,90, Suma de Letras/ Editora Objetiva, www.objetiva.com.br.

Nenhum comentário: