sábado, 15 de junho de 2024


15 DE JUNHO DE 2024
+ ECONOMIA

Alternativa ao Salgado Filho teria R$ 6 bilhões alinhavados

A falta de previsão da operação no aeroporto Salgado Filho fez com que voltasse ao debate a discussão sobre uma alternativa. A que vem sendo mais citada é do terminal em Nova Santa Rita. A coluna colheu uma perspectiva otimista: a opção mais adiantada já teria investimento alinhavado de R$ 6 bilhões.

Seria o aeroporto de Vila Oliva, a cerca de 40 quilômetros do centro urbano de Caxias do Sul, na Serra.

- O RS precisa de um segundo aeroporto do porte do Salgado Filho. O que está mais adiantado em estudos e licenças é Vila Oliva - diz Paulo Menzel, presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura.

Segundo o especialista, o terminal fica em uma região plana e pouco afetada por neblina. Oficialmente, seria um aeroporto regional, com projeção de investimento de R$ 200 milhões, muito baixo até para esse tipo de estrutura. Segundo Menzel, esse valor é só para estudos e projetos. Lembra que, em estrutura viária, estão previstos R$ 520 milhões, conforme a Secretaria de Logística do Estado.

Há previsão de licitação da estrutura assim que se completar a fase de licenças e autorizações, dentro de um ano e meio. Aí entraria o interessado. O investimento total, segundo Menzel, seria de R$ 6 bilhões, com investidor e operador definidos. Quem seriam esses corajosos é uma informação sigilosa, avisa. E reforça que essa cifra não é só do aporte privado, inclui tudo, como custos dos estudos e estrutura viária, por exemplo.

Enquanto o terminal aéreo de Porto Alegre tem capacidade para 11 milhões de passageiros por ano, a ambição seria ter até 8 milhões em Vila Oliva. Mas com uma diferença: seria mais focado em carga, não só a da Serra, volumosa e com tendência de crescimento, dada a produção com maior valor agregado. A região de abrangência passa por Vacaria e vai até o sul de Santa Catarina. Segundo o especialista, complementação e concorrência fariam bem ao transporte aéreo do Estado, até um determinado limite:

- Não se pode esquecer o Salgado Filho, que precisa voltar a operar o mais cedo possível. Logística não funciona sem interligação. O Estado comporta mais um internacional, e chega. Não pode ter terceiro, quarto, quinto, para não inviabilizar a todos pela disputa de carga e passageiros.

MARTA SFREDO

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