15 DE JUNHO DE 2024
CAMINHO DA RESILIÊNCIA
Custo da recuperação pode chegar a R$ 9,9 bilhões
Considerando somente as rodovias estaduais, a projeção inicial do governo do Estado indica que a recuperação custaria R$ 3 bilhões. Em outro cenário, o aporte necessário para deixar as estradas mais resistentes a novas cheias chegaria a R$ 9,9 bilhões.
O diretor-presidente do Daer, Luciano Faustino, diz que a primeira projeção já considera medidas necessárias para tornar mais resistentes os pontos específicos afetados pela enchente. O gasto maior da segunda conjuntura, explica, está ligado a soluções estruturais para a extensão integral das rodovias. Ele menciona como exemplo a RS-130, no Vale do Taquari, que precisaria ser elevada:
- A diferença é se eu trato apenas um trecho de três quilômetros ou se faço levantamentos ao longo dos 50 quilômetros da rodovia, para que nenhuma enchente a atinja em nenhum ponto. As soluções seriam as mesmas, a diferença é a extensão.
A projeção, entretanto, ainda é preliminar. Os especialistas ponderam que, para definir o custo aproximado de uma nova ponte ou da recomposição de uma estrada, é necessário projeto que leve em conta elementos como a topografia do lugar, as características da via e os materiais utilizados.
As empresas de construção civil tentam, por exemplo, convencer o governo a ampliar o orçamento para a reconstrução de pontes, para que seja possível utilizar estruturas de aço em vez do concreto armado. O custo seria cerca de 50% maior, mas as construtoras justificam que a medida poderia agilizar as obras e reduzir as perdas econômicas relacionadas à logística.
O consultor Luiz Afonso Senna pondera que é preciso considerar a disponibilidade de recursos.
- Temos de pensar na resiliência, mas não seremos a Noruega nem a Dinamarca no ano que vem. Temos de saber de onde vamos tirar o dinheiro - alerta.
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