TUDO AO MESMO TEMPO: A RESILIÊNCIA DE CANOAS
Agir com urgência, sem hesitação, trabalhando 24 horas por dia para cumprir cada etapa e atender o mais rápido possível a nossa população. As chuvas históricas trouxeram o maior desafio que já enfrentamos em Canoas. A solidariedade, a união e a participação decisiva de milhares de voluntários fizeram e seguem fazendo a diferença, primeiro no salvamento, depois no acolhimento, na organização dos abrigos e nos centros de distribuição de alimentos, água, roupas e colchões.
A agilidade fez a diferença nos cadastros para o Auxílio Reconstrução, assim Canoas se tornou a cidade com o maior número de contemplados no programa. A urgência foi preponderante na organização de uma grande força-tarefa para a retirada das águas. E agora estamos em uma missão ainda mais complexa: a limpeza. A quantidade de entulhos espalhados pelas ruas demanda outra grande operação, envolvendo múltiplas equipes de recolhimento, com retroescavadeiras e caminhões levando esse material às áreas de transbordo e depois até a sua destinação final em aterro certificado, respeitando as questões ambientais.
Ao mesmo tempo, entramos em um novo momento: a reconstrução. Aprovamos leis que propõem auxílios para as pessoas e para as empresas recomeçarem. Para quem perdeu sua casa, enquanto organizamos com os governos federal e estadual a compra de imóveis e a construção de novas moradias, aprovamos o Aluguel Social e a Estadia Solidária.
A prevenção e a proteção são fundamentais. Começamos a reforçar os nossos diques, consertando o que a enchente rompeu. Vamos aumentar a altura dos mesmos, renovar tecnologicamente as casas de bombas e construir novos diques em áreas desprotegidas.
É preciso fazer tudo ao mesmo tempo e o desafio cresce a cada dia, mas nada é maior do que a gratidão a todos os voluntários do Rio Grande e do Brasil, que muito nos ajudaram. Temos a confiança de que dias melhores virão. Com trabalho e união, juntos, vamos reconstruir a nossa cidade. É preciso fazer tudo ao mesmo tempo e o desafio cresce a cada dia, mas nada é maior do que a gratidão a todos os voluntários do Rio Grande e do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário