Reconstrução da BR-386 vai durar mais de um ano
Uma das rodovias mais atingidas pela enchente de maio, a BR-386 só deverá estar totalmente reconstruída no segundo semestre do ano que vem. Mais de 60 pontos foram afetados.
A CCR ViaSul estima que irá gastar R$ 250 milhões nos reparos necessários. Desse total, R$ 132 milhões serão investidos na recuperação de taludes e realização de terraplenagem, já que trechos da rodovia foram levados pela força da água.
Mais de R$ 5 milhões serão gastos na recuperação do asfalto. Outros R$ 43 milhões serão investidos na recuperação de pontes e viadutos - ao menos cinco estruturas foram atingidas.
O principal desafio será recuperar a estrada entre Fontoura Xavier e Paverama. Os quase cem quilômetros chegaram a ficar diversos dias com interrupção total.
Segundo previsão da concessionária, os reparos só estarão 100% concluídos até julho de 2025. Antes disso, ao longo do primeiro semestre do próximo ano, as obras para corrigir os problemas causados pelo deslizamentos que atingiram o km 288, em São José do Herval, e os kms 297 e 308, em Pouso Novo, deverão ser concluídas.
Seguro
Enquanto isso, usuários da rodovia precisam se acostumar a passar por desvios provisórios. O seguro contratado pela concessionária já foi acionado. A empresa ainda aguarda a confirmação do pagamento do benefício.
Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação na Justiça pedindo a suspensão do pagamento dos pedágios na BR-386 enquanto durarem as obras de restauração. Além disso, o MPF pediu trafegabilidade nos acessos ao município de Marques de Souza e a realização de obras para evitar cruzamento pela rodovia em locais proibidos. A juíza Ana Paula de Bortoli negou o pedido.
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