"Pealo de Sangue"
"Velho Rio Grande
Velho Guaíba
Sei que um dia será novo dia
Brotando em teu coração"
Os versos acima são de Raul Ellwanger, na canção Pealo de Sangue. Lançada em 1979, a música soma mais de 30 gravações em cinco países e quatro idiomas. Não por acaso, foi a escolhida de Suzana Vellinho Englert, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), para uma ação solidária que uniu a Orquestra Theatro São Pedro e a cantora Fafá de Belém (nas fotos).
- Tínhamos de fazer algo para levantar fundos para o setor de turismo e eventos da Capital. Pensei nessa música e falei com o maestro Evandro Matté - conta Suzana.
Foi do regente a ideia de chamar Fafá, amiga de longa data e admiradora do RS.
- Fafá é fantástica. Ela aceitou na hora - diz Matté.
Com 19 músicos, munidos de violinos, violas, violoncelos, baixo e violão, a base da canção foi gravada em uma tarde, no palco do teatro vazio, com o apoio de muita gente boa nos bastidores. O material foi enviado a Fafá, em Lisboa, Portugal, onde ela gravou a voz, cantando como se estivesse ao lado das vítimas da enchente.
Enquanto isso, Suzana pediu a Luiz Coronel que escrevesse um poema para integrar o projeto. Assim se fez. Em uma semana, o trabalho (100% voluntário) ficou pronto e, desde 8 de junho, mais de 80 mil pessoas já viram o vídeo nas redes sociais.
- Quando comovemos, também movemos o mundo. Vamos superar os desafios - projeta Suzana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário