04 DE MAIO DE 2022
INFORME ESPECIAL
O South Summit e uma nova marca em construção
De hoje até sexta-feira, Porto Alegre vai voltar a ser palco de um evento internacional de grande porte - como já foi nos tempos do Fórum Social Mundial e da Copa do Mundo. Será um momento de retomada e de (re)conexões, mas não apenas isso. Com o South Summit Brasil e seus números superlativos, poder público e iniciativa privada apostam na construção de uma nova marca para a Capital e para o Rio Grande do Sul.
Durante os três dias de programação, o Cais Mauá, às margens do Guaíba, será o epicentro desse movimento, que vem sendo construído a muitas mãos nos últimos anos - e que, agora, começa a ganhar visibilidade fora das universidades, dos parques tecnológicos e do ambiente corporativo.
Criado em Madri, na Espanha, onde é realizado desde 2012, o encontro global que promete agitar Porto Alegre contabiliza mais de 10 mil inscritos de 76 países e cinco centenas de palestrantes, além de representantes de 89 fundos de investimento (com uma carteira de US$ 62 bilhões para aplicar na América Latina).
Três armazéns portuários - até pouco tempo abandonados e caindo as pedaços - ganharam novas feições para receber, entre outros destaques, a maior competição de startups da história do país.
Tudo isso, além de movimentar a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio e o turismo locais, fará da cidade uma vitrine e - quem sabe - um novo destino de negócios de inovação no mundo. A transformação não vai acontecer do dia para a noite, mas está aí, batendo à porta.
Fotos de encher os olhos
Com um dos mais belos cartões postais da Capital no foco, será inaugurada hoje, a partir das 17h, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da silva, nº 255, no Centro Histórico), a exposição Cidade Feita de Rio, um bálsamo para os olhos.
Apresentada pela Smart Arquitetura, com concepção criativa da Nowhere EXPD, a mostra reúne fotografias que exploram novos olhares sobre o Guaíba, com diferentes ângulos, cores, luzes e sombras. São 60 obras, assinadas por 40 fotógrafos profissionais e amadores.
Iniciado em 2019, o projeto também resultou na publicação de um livro homônimo. Entre os participantes, estão nomes como Raul Krebs, Fabiano Benedetti e Luiz Eduardo Achutti, além de Marcelo Moretto e Henrique Amaral, cujas fotos ilustram esta página.
Vale a pena prestigiar o evento, que fica em cartaz até 3 de junho, com entrada franca.
Flores para campeões
Com delegações de 77 países, a 24ª edição das Surdolimpíadas, que ocorre em Caxias do Sul, na Serra, até o dia 15, já está premiando seus primeiros campeões. No pódio, além da medalha, eles recebem flores. Mas não são quaisquer flores, não.
O conjunto de 1,3 mil buquês está sendo produzido no município pela designer floral Clarissa Fuchs (na foto ao lado). Cada elemento foi escolhido a dedo e tem um significado.
Por exemplo: as rosas amarelas, segundo Clarissa, dona a floricultura Bothanica Etc Boutique Floral, representam o ouro, os raios do sol, a energia e a prosperidade. As alstroemérias de cor púrpura remetem aos principais produtos da região (a uva e o vinho). Até os laços rústicos que amarram os arranjos têm relação com a cultura local: vêm da palha de ráfia, usada na colônia para produzir chapéus e bolsas trançadas.
Para você
Nos próximos dias, estarei no South Summit para contar curiosidades e bastidores de tudo o que rolar no Cais Mauá e nos arredores. Será minha primeira vez em um evento do tipo. O resultado estará aqui na coluna, em GZH e nas minhas redes sociais no Twitter e no Instagram.
Bispos gaúchos e o Papa Francisco
Os bispos do Rio Grande do Sul têm uma reunião mais do que especial amanhã, no Vaticano. Eles irão conversar com o papa Francisco. Entre os integrantes da comitiva, estão quatro arcebispos - entre eles o metropolitano, Dom Jaime Spengler -, 15 bispos ativos e três bispos eméritos.
Chamada de "Ad Limina Apostolorum", a visita é uma tradicional peregrinação católica a Roma. Segundo o costume, os bispos vão até os sepulcros dos apóstolos e ao encontro do pontífice para reforçar os vínculos de fé e de comunhão com a Igreja. A última visita dos gaúchos ocorreu em 2009.
Para vencer a evasão escolar
A ONG Junior Achievement, com escritório no RS, está à frente de uma campanha para combater a evasão escolar - um dos desafios do pós-pandemia. Com o programa Vantagens de Permanecer na Escola, a entidade beneficiará mil jovens gaúchos em situação de vulnerabilidade social no primeiro semestre de 2022. Escolas públicas podem se cadastrar para participar. Mais informações no site jars.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário