24 DE JANEIRO DE 2022
INFORME ESPECIAL
Porto Alegre terá butiazeiros em ruas, praças e parques
Tem algo importante em andamento na área ambiental, em Porto Alegre, que muitos de nós nem imaginam - e que vale a pena destacar. Nesta semana, 18 técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade finalizaram o transplante de 85 mudas de duas espécies de butiazeiros ameaçadas de extinção: o Butia odorata e o Butia catarinensis.
As plantas (foto) foram doadas pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e agora estão no Viveiro Municipal - localizado no Parque Saint?Hilaire.
Segundo os técnicos, levará quatro anos até que as plantas estejam aptas ao plantio em parques, praças, ruas e áreas de preservação permanente da cidade. Já imaginou que legal ver todos esses butiazeiros espalhados pela Capital?
À frente do projeto Rota dos Butiazais na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, a pesquisadora Rosa Lía Barbieri, craque em recursos genéticos vegetais e agrobiodiversidade, celebra a novidade:
- Essa iniciativa é superimportante. Temos oito espécies de butiá no Estado e todas estão em extinção. É louvável a ideia de trazer essas plantas nativas para o público urbano, porque é uma forma de preservar e de resgatar a ligação cultural que temos com essas árvores.
No viveiro municipal, a expectativa é de que parcerias com instituições como a Secretaria da Agricultura se perpetuem. A ideia é tornar o espaço uma referência em arborização urbana no Estado.
- A gente quer muito que as pessoas conheçam mais nossas plantas nativas e aprendam a ver beleza nelas. Só assim será possível a preservação - diz Verônica Riffel, chefe da Coordenação de Arborização Urbana da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário