O NÓ GÓRDIO DA BUROCRACIA ESTATAL
A exemplo do que Alexandre, o Grande, fez em 334 a.C, quando desembainhou sua espada e, com um único golpe, resolveu o enigma do nó górdio que já perdurava por 500 anos esperando que alguém o desatasse, temos a expectativa de que um governante com um "golpe único de caneta" liquide a esmagadora burocracia estatal estabelecida no Brasil. Entretanto, infelizmente, isso não é possível. Mas uma iniciativa aqui no Rio Grande do Sul confirma que, sim, é possível se eliminar paulatinamente a burocracia excessiva.
Sou empreendedor oriundo da iniciativa privada e, em 2019, quando convidado a participar do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), fui compreender um pouco mais do ambiente governamental e saí de minha posição de espectador frustrado para um agente de transformação ativo. Pude conhecer mais as entranhas burocráticas de um Estado anacrônico que precisa ser reformado para dar luz a um novo modelo condizente com o século em que vivemos.
A criação do conselho (Cede) é, por si só, uma inovação para endereçar este complexo problema, pois estabelece uma governança pública e privada para tratar dos temas de desburocratização e promoção do empreendedorismo no Rio Grande do Sul. É uma iniciativa pioneira no país, promovida pelo Sebrae junto ao governo do Estado, compondo uma mesa com sete membros do Poder Executivo e sete membros da sociedade civil. Um colegiado paritário que busca agregar outros agentes, como convidados permanentes, para a condução de temas críticos relacionados à burocracia disfuncional.
Não se trata de um governante a ser substituído, ou mesmo de representantes legislativos a serem simplesmente trocados. Também é uma ilusão pensar que seja papel do Poder Judiciário dar fim a esse problema. Creio que é preciso aceitar que a saída de Alexandre, o Grande, para o nó górdio não está disponível para resolver a questão burocrática brasileira. Precisamos de soluções inovadoras, como o Cede, para que disciplinada e continuadamente desatemos cada nó burocrático e venhamos a libertar nossa nação dessas amarras e promover a competitividade e a prosperidade.
Conselheiro estadual de desburocratização e empreendedorismo - DANIEL SANTORO
Nenhum comentário:
Postar um comentário