sábado, 22 de janeiro de 2022


22 DE JANEIRO DE 2022
+ ECONOMIA

Vinícola no Sul recebe com pavão

Com cinco hectares de plantação de uvas, o casal Cézar Lindenmeyer e Suzane Bittencourt iniciou, em 2006, seu plano de aposentadoria, depois de anos de atuação em empresas e instituições do agronegócio. O sonho se transformou no que hoje é a Vinícola Don Basílio, em Piratini, sul do Estado, a cerca de 340 quilômetros de Porto Alegre.

- A propriedade é da Suzane. Antes, o local era ?locado? para pecuaristas. Decidimos dar novo sentido para a área criando uma atividade para a nossa aposentadoria. Com ajuda do enólogo Marcos Gabbardo, definimos que iríamos produzir uvas para a indústria, e assim fizemos por 11 anos - detalha Lindenmeyer.

Embora produção fosse boa, conta, os resultados econômicos eram "sofríveis". Por isso, em 2010, o casal começou a produzir vinhos:

- Era na cozinha de casa ou em pequenas cantinas de amigos e parentes. Nós nos animamos muito com o retorno que recebemos de consumidores, mas esbarramos na carga tributária. Até que em 2018, as pequenas vinícolas foram inseridas no Simples Nacional.

A inclusão foi o sinal que faltava para investir em equipamentos e lançar a vinícola Don Basílio, que produz os rótulos Quinta do Herval. A empresa também produz vinhos naturais, que não têm agroquímicos, conservantes ou clarificantes. Somente há dois anos, o casal identificou o potencial turístico do local. Por isso, abriram visitações coincidindo com a chegada da pandemia. A propriedade foi batizada de Villa Basílio e, além da vinícola, tem horta e pomar.

- Há visita guiada ao vinhedo e à vinícola, com degustação com tábua de pães, queijos e embutidos da região - diz.

Para aproveitar a vista privilegiada dos parreirais, foi construído um mirante. O casal ainda cria animais que circularam livremente. Por isso, é provável que, ao chegar, o visitante veja a "apresentação" de um dos pavões que vivem por lá (foto menor). Ainda há ovelhas, gansos, patos, perus e galinhas. Outra possibilidade é provar mel direto dos favos, produzido por abelhas sem ferrão, ou levar para casa. É preciso agendar pelos telefones 53.99942-3020 ou (51) 99352-3912. Na pandemia, cada passeio está limitado a 10 pessoas, todas de máscara.

é a projeção do banco modalmais sobre a perda de arrecadação federal com a isenção de PIS/Cofins sobre combustíveis e energia planejada pelo governo Bolsonaro. O efeito nos preços é estimado em 9,1% na gasolina, 5,9% no diesel e 4% na eletricidade.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: