terça-feira, 18 de janeiro de 2022



18 DE JANEIRO DE 2022
INFORME ESPECIAL

Selo de origem

O azeite de oliva extravirgem do RS ganhou um selo exclusivo de qualidade e de origem. A resolução, recém-publicada no Diário Oficial do Estado, atende a um pedido do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), que quer reconhecer os bons produtores e dar mais segurança aos consumidores. Para ter o selo, será preciso obedecer a uma série de requisitos.

- Além de assegurar qualidade, o selo vai ajudar a evitar as falsificações - destaca o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.

Sabia?

O azeite de oliva é o segundo produto mais fraudado do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atrás apenas do pescado. A fraude mais comum é a mistura de óleo de soja com corantes e aromatizantes artificiais. Também são encontrados casos de azeite de oliva refinado vendido como azeite extravirgem.

O Kunsthistorisches Museum Vienna, na Áustria, tem uma galeria inteira dedicada ao pintor Pieter Bruegel, também conhecido como O Velho. Uma das obras expostas é a Dança Camponesa, do século 16. A tela exibe uma cena animada: cada figura é retratada em ação, festejando, bebendo, dançando e conversando. Segundo a descrição do museu, Bruegel "proporciona ao espectador um banquete para os olhos".

Fuga de cérebros

Dados da Hayman-Woodward, consultoria especializada em mobilidade global, indicam que 30% das emigrações do Brasil para o Exterior são de pessoas da Região Sul. Os gaúchos representam um terço do movimento, liderado, em sua maioria, por profissionais de áreas como tecnologia e construção civil. Os principais destinos são EUA, Portugal, e Canadá. Conter a fuga de cérebros é um baita desafio.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: