21 DE JANEIRO DE 2022
ARTIGOS
O DESEQUILÍBRIO É IMPORTANTE
Convido você a refletir sobre o título deste artigo e a desafiar os conceitos preconcebidos sobre equilíbrio.
A vida moderna é cheia de desafios, atividades, exigências e agendas lotadas de compromissos intensos que nos sobrecarregam. A carga de informações recebidas através da janela do mundo que está na palma das nossas mãos dificulta a escolha do que é e do que não é importante. A informação que chega pelos smarts invade espaços, sem limites, e cria a sensação de falta de equilíbrio. Toda vez que uma pessoa se perde na agenda e tem dificuldade de acompanhar o ritmo do mundo, automaticamente lhe vem à mente: "Preciso equilibrar minha vida".
Será que é o equilíbrio que deve ser buscado? Não. Como assim? Simples. O tempo dedicado a um assunto é tempo tirado de outro. Imagine sua vida dividida em três linhas: a do centro representa o equilíbrio, o ponto médio. A da direita, a vida pessoal, e a da esquerda, a profissional. Se o equilíbrio é o ponto médio, toda vez que aumentamos o foco e o tempo para a linha da esquerda ou da direita, saímos do equilíbrio. Portanto, se você permanecer na linha central, a do equilíbrio, não viverá intensamente sua família nem seu trabalho.
Viver em equilíbrio causa danos. O problema é quando as pessoas se afastam por muito tempo da linha central e permanecem muito tempo nas linhas dos extremos. Se focar demais no trabalho, tem resultado material e perde a família. Se permanecer muito tempo próximo à linha da família, perde o resultado no trabalho. Qual a saída, então?
Não se afastar tanto tempo a ponto de perder a conexão com o trabalho ou com a família. O tempo não perdoa ninguém. Se uma área for levada ao extremo por muito tempo, a perda pode ser permanente. Tempo não se recupera.
Segundo Gary Keller, a saída é contrabalançar. O empresário americano e autor de best-sellers quer dizer que as pessoas devem ter oscilações curtas entre as áreas. Toda vez que sentimos que estamos desequilibrados é quando não estamos vivendo algumas de nossas prioridades.
Para alcançar os objetivos, é necessário escolher a demanda mais importante e dedicar o tempo e o foco necessários para realizá-la. E isso implica viver em desequilíbrio por um tempo, longe da linha central.
Deixar de fazer algumas coisas é um preço necessário para realizar outras, mas não se pode deixar tudo sem ser feito. Segundo Keller, jamais se afaste da linha do meio por tanto tempo a ponto de não encontrar o caminho de volta.
O desequilíbrio é necessário. O desafio é a quantidade de tempo que uma pessoa permanece em cada linha de sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário