quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009



Duas sugestões de leitura para o carnaval: A primeira é esta abaixo:

"Desonrada" (Best Seller) oferece o relato real, brutal e inspirador de Mukhtar Mai, paquistanesa que se tornou símbolo internacional da luta pelos direitos femininos em países onde ainda vigora a "lei da honra" e a justiça tribal.

Numa decisão absurda para os parâmetros do mundo ocidental, mas ainda recorrente nas tribos do Paquistão, Mukhtar Mai foi condenada a sofrer estupro coletivo por determinação do conselho do povoado de Meerwala.

Mukhtar Mai nem chegou a cometer qualquer crime. Seu erro foi levantar a voz no tribunal local para tentar defender o irmão, ainda adolescente, acusado ter se relacionado com uma mulher de casta superior, pertencente a uma poderosa família local.

O relato chocante de Mukhtar Mai, recolhido pela jornalista francesa Marie-Thérèse Cuny, especializada em direitos da mulher, desvela uma realidade distante dos olhos ocidentais. E oferece a história extraordinária de superação de uma mulher que lutou e triunfou diante de um inimigo que parecia forte demais para ser vencido.

Desonrada
Mukhtar Mai
e Marie-Thérèse Cuny
5a. edição, 2008.
Lançamento em 24/02/2009
R$ 29,90

E a segunda sugestão é essa:

"As Boas Mulheres da China" (Companhia das Letras) é uma reportagem reveladora sobre a condição de vida das mulheres na China moderna. De 1989 a 1997, a jornalista chinesa Xinran entrevistou mulheres chinesas de diferentes idades e condições sociais em seu programa de rádio "Palavras na Brisa Noturna". Com cuidado, coragem e paciência, conseguiu espaço para questões que poucos ousavam discutir na China.

Recebeu como resposta a participação entusiasmada de mulheres de todos os cantos do país, que lhe enviaram cartas e depoimentos em que relatavam questões de vida íntima, violência familiar, opressão e homossexualismo. Neste livro revelador, escrito após a autora deixar a China e mudar-se para Londres, estão relatos tocantes e dramáticos --incluindo aqueles barrados pela censura de Pequim e que nunca foram transmitidos pelo rádio.

De questões ingênuas --como a mulher que pergunta por que seu coração bate mais forte quando ela vê um mesmo homem-- a histórias dramáticas --de humilhação, abandono, estupros, casamentos forçados, desilusões amorosas, miséria e preconceito-- a autora oferece um olhar firme e ao mesmo tempo delicado sobre as vidas secretas das mulheres da China, suas angústias, anseios e esperanças.

As Boas Mulheres da China
Xinran - 1a. edição, 2003 / 14a. reimpressão, 2007
ÚLTIMAS UNIDADES
R$ 45,50

Nenhum comentário: