sábado, 14 de fevereiro de 2009



Homens mais inteligentes produzem espermatozoides melhores

Um estudo recente concluiu que o gene que leva inteligência ao homem também pode ser responsável pela sua boa capacidade reprodutora
REDAÇÃO ÉPOCA

Homens inteligentes produzem mais espermatozóides e de maior performance na hora de alcançar o óvuloAs mulheres costumam preferir homens mais inteligentes porque eles normalmente são pessoas de sucesso e, por causa disso, dão a elas uma vida mais confortável. Mas, existe ainda outra razão: seu esperma é melhor.

Pesquisadores da King's College de Londres e das Universidades de Delaware e do Novo México compararam resultados de testes de inteligência aplicados a 425 vietnamitas, de 31 a 44 anos, com amostras de seu esperma, analisando se os espermatozoides nadavam normalmente e tinham outras capacidades comuns a eles.

Os resultados mostraram que, quanto mais inteligente o homem, mais espermatozoides ele produz e melhor a capacidade dos gametas de chegar ao destino – o óvulo feminino. A idade do indivíduo curiosamente não alterou essa relação, bem como se ele fumava, bebia ou era obeso.

Tirando o fato de que homens inteligentes geralmente são mais saudáveis, estudos anteriores já mostraram que eles também têm menos risco de sofrer de doenças cardíacas e mal de Alzheimer.

Os cientistas supunham que os mais espertos tendem a escolher trabalhos menos estressantes e que permitem maior qualidade de vida. Mas as novas descobertas revelaram que hábitos negativos têm pouco efeito sobre a qualidade do esperma.

Por isso, especulam se a inteligência é passada junto com um pacote de atributos. Um gene pode influenciar várias características físicas, e aquele que determina a inteligência pode, de alguma maneira, melhorar a qualidade do esperma – e, quem sabe, outras características.

Isso explicaria, por exemplo, por que a inteligência pode ser tão sexy. “Isso pode ser um indicador de que a pessoa tem uma série de bons genes e características”, disse Geoffrey Miller, da Universidade do Novo México.

Nenhum comentário: