terça-feira, 23 de setembro de 2025


23 de Setembro de 2025
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

RS é o segundo Estado mais seguro para dirigir

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado mais seguro para dirigir no Brasil. Pelo menos é o que aponta um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária, divulgado recentemente. O levantamento, intitulado Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (Iris), cruzou dados de sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) para avaliar a segurança viária no país.

O RS atingiu a nota 3,86 - em uma escala que vai até 5 -, ficando atrás apenas do Distrito Federal (DF), que obteve 4. Em terceiro lugar, empatados com nota 3,71, ficaram Goiás, Paraná e Rio de Janeiro, seguidos por São Paulo (3,57). Ceará, Mato Grosso do Sul e Rondônia aparecem em seguida, com 3,29.

Na outra ponta, o Amazonas teve o pior desempenho, com 1,86. Pará (2,14) e Roraima (2,29) completam as três últimas colocações.

Principais notas

O estudo atribuiu notas de zero a 10 em cada pilar. O RS se destacou positivamente em categorias como Educação para o Trânsito, onde atingiu a nota máxima (10). Essa categoria avaliou o comportamento dos condutores e a efetividade da fiscalização. O Estado também obteve notas altas nos pilares Vigilância, Promoção da Saúde e Atendimento às Vítimas (9) - que considera número de profissionais de saúde, leitos per capita e estrutura hospitalar - e Indicadores de Mortalidade (8,6) - que mede taxas de óbitos por número de veículos, habitantes e quilômetros rodados.

Por outro lado, o Estado teve sua pior avaliação na categoria Segurança Veicular, com nota 0,4. Esse pilar considerou itens como a presença de airbags, freios ABS e ISOFIX nos veículos, além da renovação da frota.

A pesquisa foi elaborada com base em dados oficiais de fontes como o Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito (Renaest), Datasus, Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Polícia Rodoviária Federal e Detran. _

Diálogos do Porto da Educação, evento da Secretaria de Educação da Capital, recebe hoje o ex-secretário de Educação de Sobral (CE) Herbert Lima. Sob sua gestão, o município se consolidou como referência da área no país.

Viúva perdoa assassino

A viúva do ativista conservador Charlie Kirk, Erika Kirk, afirmou durante a cerimônia em homenagem a ele no domingo que perdoaria Tyler Robinson, homem acusado de assassiná-lo.

- Meu marido queria salvar jovens, assim como aquele que tirou a vida dele (...) Aquele homem, aquele jovem, eu o perdoo. Eu o perdoo porque foi o que Cristo fez, e é o que Charlie faria - disse ela durante um discurso emocionado no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona, diante de mais de 100 mil pessoas. _

Países condenam ações da Rússia

Enquanto a Rússia acusa a Estônia de afirmar falsamente que jatos militares russos violaram seu espaço aéreo na semana passada, membros da Otan e países aliados lançaram duras críticas ao Kremlin ontem, durante reunião do Conselho de Segurança da ONU.

A Estônia havia solicitado o encontro após caças russos invadirem seu espaço aéreo ainda na sexta-feira.

A União Europeia, o Reino Unido, os EUA e a Polônia defenderam os estonianos e disseram que a Otan está pronta para a defesa do país. _

Janja vai a culto em Nova York

A primeira-dama Janja Lula da Silva, em visita aos EUA, participou no domingo de um culto na igreja batista The Abyssinian Baptist Church, no bairro do Harlem, em Nova York.

Durante o culto, o reverendo Kevin R. Johnson disse aos fiéis que havia uma convidada especial no local e apresentou a primeira-dama, pedindo que ela se levantasse. De pé, foi aplaudida. Em seguida, os demais integrantes da delegação brasileira também se levantaram.

- Rezamos muito por um encontro (da ONU) produtivo, o melhor que puder ser. Sabemos que o presidente Silva (Lula) fará um forte discurso. Ele está viajando por aqui e desejamos a ele boa sorte - disse o reverendo.

Nas redes sociais, Janja agradeceu a acolhida: "As palavras do reverendo Kevin sobre a importância de não nos isolarmos diante de tudo o que temos vivido no mundo me tocaram profundamente". _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: