sexta-feira, 5 de setembro de 2025

05 de Setembro de 2025
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

Países anunciam apoio militar à Ucrânia

Em meio a esforços para pôr fim à guerra entre Rússia e Ucrânia, que se arrasta há mais de três anos, líderes de 30 países reuniram-se em Paris com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, ontem.

O encontro da chamada "Coalizão dos Dispostos" teve efeitos positivos, pelo menos na avaliação do presidente da França, Emmanuel Macron, que serviu como porta-voz do grupo. Dos presentes, 26 países comprometeram-se a apoiar militarmente a Ucrânia em caso de um cessar-fogo com a Rússia.

O líder do Palácio do Eliseu afirmou que o objetivo é dissuadir Moscou de voltar a atacar o território ucraniano. A medida também foi celebrada pelo líder de Kiev, que disse que "todos concordam que a Rússia está rejeitando qualquer iniciativa de paz".

Apesar de o chefe de Estado francês não ter detalhado o acordo, as garantias de segurança seriam implementadas assim que o conflito cessasse. Segundo Macron, o objetivo não é criar uma guerra contra o Kremlin, mas sim dissuadi-lo de voltar a atacar a Ucrânia.

No encontro, estavam líderes de Itália, Alemanha, Polônia, União Europeia, entre outros. Os EUA estavam representados por Steve Witkoff, enviado especial, no entanto Macron declarou que o acordo de garantias de segurança com Washington será finalizado nos próximos dias.

No mesmo dia, após a reunião, o presidente dos EUA, Donald Trump, conversou com o líder ucraniano. Segundo Zelensky, a "conversa longa e detalhada" tratou de como conduzir a situação rumo à paz. _

A brasileira vítima de Jeffrey Epstein

A brasileira Marina Lacerda revelou, quarta-feira, ter sido uma das vítimas do empresário Jeffrey Epstein nos Estados Unidos. Segundo ela, os abusos começaram quando ela tinha 14 anos, em Nova York, após proposta para trabalhar na casa dele.

Conforme Marina, os abusos duraram três anos. O caso Epstein cresceu nos últimos meses nos EUA pela proximidade do presidente norte-americano, Donald Trump, com o empresário.

Preso em 2019

Bilionário influente, Jeffrey Epstein era conhecido no mercado financeiro americano por suas conexões com figuras poderosas.

Investigações apontam que ele abusou de dezenas de meninas menores de idade no início dos anos 2000.

Epstein foi preso em 2019, mas suicidou-se na prisão um mês após a detenção, em circunstâncias que geraram teorias da conspiração.

Relação com Trump

No ano passado, o caso ganhou novos desdobramentos com a divulgação de registros judiciais.

Os documentos divulgados incluem dados de voos, listas de evidências e nomes associados a Epstein, mas não há uma lista explícita de "clientes" dos crimes do bilionário.

Entre os registros aéreos, aparece o nome de Donald Trump em um voo de maio de 1994, junto com os de Marla Maples (sua ex-esposa) e Tiffany Trump (sua filha).

Apesar da proximidade dos dois, até o momento não há evidências que liguem Trump a crimes relacionados a Epstein. _

Aumenta o número de participantes da COP30

O número de países que confirmaram presença na COP30 subiu para 68. O último balanço, divulgado pela coluna há duas semanas, indicava 47. Conforme a Secretaria Extraordinária da Conferência, das 68 delegações que já reservaram hospedagem em Belém, 53 realizaram reservas por meio dos pacotes disponíveis na plataforma oficial do governo federal, enquanto 15 confirmaram suas acomodações fora do sistema. Além disso, outras 46 delegações ainda estão em negociação.

Para a organização, o aumento no número é resultado da força-tarefa do grupo de trabalho composto pela Presidência da COP30, Secretaria Extraordinária, Ministério do Turismo e Governo do Pará.

A expectativa é de que a COP30 receba 50 mil pessoas de 198 países membros da COP. _

Biodiesel em debate

Para discutir como o Brasil pode reduzir custos da produção de carnes por meio tanto de proteínas vegetais quanto animais - o que impacta na oferta de carne mais barata no supermercado e mais competitiva para exportação -, a Casa RBS na Expointer sediou o "Campo em Debate: Combustível e Alimento para o Mundo".

O encontro reuniu o diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral; o presidente do Sindicato das Indústrias de Biodiesel e Biocombustíveis do RS (Sindibio) e vice-presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Irineu Boff; o presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Francisco Turra; e o presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel, deputado federal Alceu Moreira. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: