08 DE FEVEREIRO DE 2020
ACERTO DE CONTAS
Aposta em funcionários maduros e com autonomia
Contratar pessoas mais velhas como funcionários ainda é um desafio no mundo corporativo e a coluna ficou empolgada quando soube que uma rede de lojas de Porto Alegre tinha essa prática. O varejista é Carlos Klein, dono da Ishtar, que tem quatro unidades na Capital, e que também participa da direção de entidades setoriais.
Dos 12 funcionários nas lojas, sete têm mais de 50 anos. Klein explica que esses candidatos têm características importantes para sua estratégia de negócios, como responsabilidade, comprometimento, maturidade e disponibilidade para trabalhar aos finais de semana e alguns feriados:
- Temos um modelo de lojas pequenas, de 20 a 30 metros quadrados, com uma equipe bem enxuta, sem gerente. Para funcionar, traçamos um perfil específico que é fácil de encontrar em pessoas mais velhas.
Klein complementa que os trabalhadores com mais idade preferem exercer a função com liberdade, o que também se encaixa com a proposta da Ishtar.
- Não gostamos de ficar mandando e cobrando toda hora. Contratamos, orientamos e analisamos os resultados, corrigindo com reuniões periódicas, que são poucas - detalha o empresário.
Outro aspecto importante é o relacionamento com os clientes. Funcionários mais velhos gostam de conversar e têm paciência para ouvir, relata Klein:
- O processo de compra em loja física é uma terapia. Tenho muitas clientes que vão até a loja para conversar e acabam comprando uma "pecinha de roupa". Criam laços de amizade, o que fideliza muito. É comum também nessa faixa etária relacionamentos mais sólidos. O companheiro ou companheira não complica tanto com o trabalho aos sábados e domingos.
Outra observação curiosa feita por Klein é o uso do celular. Pessoas mais velhas não ficam tanto tempo no aparelho e atendem melhor os clientes, diz. O empresário recebe currículos pelo e-mail sac@lojasishtar.com.br ou pelo WhatsApp (51) 99903-9798.
GIANE GUERRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário