segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020


17 DE FEVEREIRO DE 2020
INFORME ESPECIAL

Estamos perdendo tempo

O trânsito na capital dos gaúchos ficou ainda pior em 2019, mostra o Ranking Global de Congestionamento elaborado pelo site TomTom. Porto Alegre ocupa agora a 62ª posição no índice das cidades mais congestionadas do mundo - era a 63º em 2018 - e, de acordo com o relatório mais recente da plataforma, utilizar um automóvel por aqui significa passar 35% mais tempo no percurso em relação ao tempo que se gastaria para fazer o mesmo deslocamento em vias descongestionadas.

A plataforma online é especializada em monitorar o trânsito em 416 cidades de 57 países, com dados coletados por meio de dispositivos de navegação para smartphone. A liderança absoluta em congestionamento fica com a cidade de Bengaluru, na Índia, onde motoristas gastam 71% mais tempo no trânsito do que o fariam em condições normais.

Olhando para o Brasil, Recife lidera entre as nove cidades tupiniquins que aparecem no ranking, ocupando também a 15ª posição no índice global. Os motoristas na capital de Pernambuco passam 50% mais tempo presos no trânsito do que passariam em condições ideais.

Porto Alegre aparece como a sétima cidade brasileira mais congestionada e registrou em 2 de outubro de 2019 o pior dia para se estar no trânsito, com índice de congestionamento em 59%. Coincidência ou não, foi nesse dia que o Grêmio enfrentou o Flamengo na Arena, em disputa da Libertadores que terminou empatada em 1 a 1, e que o filme Coringa, que rendeu a Joaquin Phoenix o Oscar de melhor ator, teve a sua pré-estreia no Brasil.

EDITORIA DE OPINIÃO

Nenhum comentário: