24 DE FEVEREIRO DE 2020
CHAMOU ATENÇÃO
Será o túmulo do fundador de Roma?
A descoberta é considerada excepcional pelos arqueólogos. O que poderia ser o túmulo de Rômulo, o rei fundador de Roma, foi apresentado ao público na sexta-feira, recuperando as origens da Cidade Eterna, há 3 mil anos.
O sítio arqueológico era conhecido pelos especialistas e, em particular, pelo italiano Giacomo Boni (1859-1925), que, desde o século 19, havia levantado a hipótese de que no Fórum romano, ao redor do Comício - espaço previsto para reuniões públicas na Antiguidade -, poderia haver um monumento erguido em memória de um personagem ilustre ou heroico que poderia ter sido o fundador da cidade.
Escavações recentes, realizadas pelo Parque Arqueológico do Coliseu, confirmaram essa hipótese ao trazer à luz "um sarcófago de tufo (conhecido por Giacomo Boni) com cerca de 1m40cm de comprimento, associado a um elemento circular, provavelmente um altar". Esses dois elementos remontam ao século 6 a.C.
- Em suas obras, Giacomo Boni não interpretou esse lugar, apenas o descreveu dizendo que tinha visto uma caixa, ou uma bacia (que corresponde ao sarcófago), e um cilindro de pedra - declarou a diretora do parque, Alfonsina Russo. - Essa informação foi esquecida por um século, assim como a localização exata do local, e foi uma grande descoberta para nós encontrá-la como Boni a havia descrito.
Os responsáveis pelo Parque Arqueológico esclareceram que é impossível "afirmar cientificamente" que se trata, de fato, do túmulo de Rômulo.
- É apenas uma sugestão baseada em fontes antigas que evocam a presença da tumba de Rômulo - explicou a responsável pelas escavações, Patrizia Fortini.
A fundação lendária de Roma foi estabelecida em 21 de abril do ano 753 a.C. por Rômulo. Ele matou seu irmão Remo por ter atravessado a demarcação que desenhara para marcar o recinto da nova cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário