terça-feira, 11 de fevereiro de 2020


11 DE FEVEREIRO DE 2020
POLÍTICA +

Em família Inovação, a receita para driblar a crise

Se em 2019 o foco do governo do Estado foi o enfrentamento da crise financeira e as reformas para impedir que as despesas continuem crescendo acima da receita, em 2020 a expectativa é de colher os primeiros frutos de um trabalho silencioso feito ao longo do ano pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e sua equipe. Com o mantra de que o capital que conta no século 21 é o humano, Lamb trabalha para mostrar que a saída para a crise do Rio Grande do Sul está no conhecimento que produz inovação.

No ano passado, trilhou as estradas do Rio Grande do Sul em viagens de contatos com universidades, empresas, prefeituras e sociedade civil para criar uma rede de ecossistemas de inovação e montar o mapa do programa Inova RS. Houve dias em que saiu de Porto Alegre às 4h, viajou 400 quilômetros, participou de reuniões e retornou à Capital à noite. Isso explica por que o gasto com o Inova RS foi de apenas R$ 23 mil.

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Lamb sonha com o dia em que o Estado deixará de perder os jovens mais talentosos para São Paulo ou para outros países:

- Temos de conectar as universidades às empresas e criar um ambiente atrativo para os pesquisadores e para quem quer empreender. Não dá mais para aceitar que o única saída possível é pelo aeroporto.

Na mesma lógica do Pacto Alegre, na Capital, o secretário considera importante mostrar os frutos da inovação assim que começam a ser colhidos:

- As pessoas precisam entender que a revolução deste milênio é a da tecnologia. Só assim vamos aumentar a produtividade e, em consequência, a renda.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário: