sexta-feira, 26 de agosto de 2011



Impiedosa e engraçada sátira ao american way of life
Divulgação/JC

Uma história de amor real e supertriste, do escritor russo Gary Shteyngart, nascido em Leningrado em 1972 e desde 1979 vivendo nos Estados Unidos, é uma impiedosa e engraçada sátira ao chamado american way of life nos conturbados Estados Unidos da América dos próximos anos. Gary ganhou, com seu primeiro romance, The Russian Debutante’s Handbook, o prestigiado Stephen Crane Award e o National Jewish Book Award.

A obra foi indicada como um dos 10 melhores livros do ano pelo The New York Times e como o melhor livro do ano pela Time. O romance foi publicado no Brasil pela Editora Rocco, com o título O pícaro russo. A segunda obra do autor, Absurdistão, já lançada pela Rocco, foi classificada entre os dez melhores livros do ano pela Time, The Washington Post, San Francisco Chronicle e Chicago Tribune, entre outras publicações.

Uma história de amor real e supertriste traz o protagonista Lenny Abramov, que vive num futuro muito próximo do nosso. São poucos anos na linha do tempo, mas o mundo já está bastante mudado. Filho de imigrantes russos, beirando os 40 anos, é dono de uma careca e de um índice de massa corporal que provoca piadas.

Teima em ler livros desses de mil páginas, objetos que seus contemporâneos consideram repugnantes. Os Estados Unidos ruíram, a América é uma analfabeta funcional e Lenny escreve o que pode ser o último diário do mundo.

No campo tecnológico, iPhones e notebooks foram substituídos por um único aparelhinho: os indefectíveis äppäräts, que tudo sabem e tudo veem. Lenny é anacrônico e não tem intimidade com o aparelhinho e confunde-se com as siglas e as gírias mais cool. Lenny é tão obsoleto que se apaixona perdidamente, como nos velhos tempos, por Eunice, uma americana de origem coreana de 24 anos, linda e cruel, recém-formada em Imagens, com especialização em Assertividade.

Ela vai ensinar ao “coroa tosco” novas formas eficazes de escovar os dentes e apresentar-lhe novas roupas, feitas em algodão não inflamável. Os Estados Unidos enfrentam crise financeira, manifestações populares violentas no Central Park e tanques da Guarda Nacional andam nas ruas de Nova York.

O dólar não existe mais e os credores chineses estão impacientes. Lenny promete amar Eunice e sua terra natal e convencerá a volúvel amada, num mundo instável e sem referências, que ainda existem alguns valores humanos a serem mantidos. Rocco, 384 páginas, tradução de Antônio E. de Moura filho, www.rocco.com.br.

Nenhum comentário: