sexta-feira, 5 de agosto de 2011



05 de agosto de 2011 | N° 16783
ARTIGOS - Carlos Alexandre Netto*

Uma universidade de excelência

É reconhecida a importância da expansão das universidades federais, com ampliação de vagas e de cursos nos últimos anos, mas pouco se tem falado sobre o significativo crescimento da qualidade acadêmica que vem ocorrendo.

Divulgado no final de julho, o Webometrics Ranking of World Universities, que avalia a visibilidade na internet das instituições de Ensino Superior, traz a Universidade Federal do Rio Grande do Sul na terceira posição na América Latina, tendo à frente apenas a Universidade de São Paulo e a Universidade Autônoma do México. Ocupando a 150ª colocação mundial, a UFRGS avançou mais de 140 posições no contexto mundial e três no latino-americano desde 2010.

O Conselho Superior de Investigações Científicas, espanhol, avalia cerca de 20 mil universidades globais, isto é, aquelas reconhecidas pela qualidade da formação de pessoas e de produção de conhecimento e inovação, e com políticas claras de internacionalização.

A metodologia compreende o desempenho e a visibilidade das instituições na web, com indicadores de pesquisa, citações bibliográficas, repositórios digitais, qualidade de estudantes e docentes, bem como o compromisso com outros setores da sociedade. Ao avaliar amplo conjunto de instituições, oriundas dos cinco continentes, com critérios bem estabelecidos, aceitos e com poder estatístico, o ranking é uma importante ferramenta de avaliação externa.

A conquista da segunda posição entre as universidades brasileiras demonstra que a UFRGS vem trilhando o caminho da excelência acadêmica. Uma trajetória iniciada no ato de sua criação, há 76 anos, e que materializa o esforço dos milhares de pessoas que contribuíram para a sua história.

A percepção internacional da qualidade tem como bases a relevância da produção científica institucional e a capacidade de formar lideranças em todos os níveis de ensino e de dialogar com universidades globais através do intercâmbio de estudantes e de professores.

Alcançar este patamar, no momento em que a UFRGS faz uma expansão histórica da graduação e da pós-graduação, reafirma que é possível expandir e crescer em qualidade.

Ao atingirmos esta marca, nosso sentimento é de satisfação pelo sucesso institucional, mas, ao mesmo tempo, nos coloca a grande responsabilidade de consolidar uma relação cada vez mais transformadora entre a universidade e a sociedade.
CARLOS ALEXANDRE NETTO* | *Reitor da UFRGS

Nenhum comentário: