terça-feira, 30 de agosto de 2011



30 de agosto de 2011 | N° 16809
PAULO SANT’ANA


Assuntos de saúde

Hoje, às 19h30min, no auditório do Hospital Mãe de Deus, estarei participando de um debate sobre prevenção, tratamento e pós-tratamento do câncer.

Junto comigo debaterão vários especialistas. O evento marca o lançamento do site do Instituto do Câncer Mãe de Deus (www.institutodocancer.com.br).

Discorrerei no debate sobre minha experiência de paciente com câncer e dos excelentes serviços prestados pela radioterapia em diversos hospitais gaúchos. O meu tratamento foi proverbial no COR do Mãe de Deus.

Convido a todos para este debate, principalmente aos que se relacionam ao câncer como profissionais ou pacientes.

Por sinal, o Centro Clínico Mãe de Deus completou ontem 15 anos de cuidados com a saúde do público gaúcho.

Os 157 médicos, das mais diversificadas especialidades, que compõem o seu quadro clínico, cuidam em média de 2 mil pacientes por dia, com o compromisso permanente do melhor atendimento no cuidado físico, mental e qualidade de vida de todos.

O psicanalista e psiquiatra Sérgio de Paula Ramos, especializado no tratamento de drogados, entrevistado pelo Roda Viva, reclamou de setores da imprensa que eram aliados à indústria das bebidas alcoólicas. Dispus-me a publicar trabalhos de sua autoria sobre o tema. Ele não se fez de rogado e mandou-me a carta que publico agora:

“Caro Sant’Ana. Não sei se tive o talento e a competência solicitados, mas, no anexo, a minha tentativa. Antes de mais nada, gostaria de te cumprimentar pela tua coragem.

Coragem que se evidencia tanto pelo jeito com que tens lidado com teu câncer e os efeitos colaterais de teu tratamento quanto pela oferta de teu espaço para a saúde pública. Escrevo ‘coragem em abrir o teu espaço para a saúde pública’, pois nesta área do álcool e do tabaco uma política consequente de enfrentamento exige a redução global de seu consumo.

Menos consumo de álcool, menos problemas. Menos problemas com nossos adolescentes, que estão começando a beber, em média, aos 13 anos, menos problemas no trânsito, menos problemas de violência e menos problemas com as outras drogas para as quais o álcool funciona como porta de entrada. Mas aí reside tua coragem, isto colide com os interesses econômicos de quem ganha dinheiro, direta ou indiretamente, com a venda do álcool e do tabaco.

Agora mesmo, estamos testemunhando mais um fato chocante que me deixa prostrado e com um enorme sentimento de impotência. Uma marca de cerveja, patrocinadora da Fifa, acaba de ‘obrigar’ o governo brasileiro a voltar a permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros durante a Copa do Mundo. Claro que a marca de cerveja não está preocupada com as 10, 15, 30 mil pessoas que estarão nos estádios.

Não, ela quer apenas que esse público beba para poder gerar imagens, estas, sim, importantes, para atingir, via TV, mais de 1 bilhão de pessoas, notadamente as jovens. A empresa ganhará muito dinheiro com isto, as agências de publicidade, a mídia em geral também, mas a população perderá. E aí é que entra em cena tua coragem. Ninguém na imprensa brasileira publicaria este alerta.

Mas tu, corajosamente, repito, estás fazendo isto e te conclamo a mais coragem. Não só a coragem de publicar esta, mas a de emprestar teu talento a esta causa, pois, afinal, no item álcool, quanto mais ganham a indústria e a mídia, mais perde a população.

Obrigado, Sant’Ana, hoje, à noitinha desta terça, estarei te ouvindo no auditório do Mãe de Deus”.

Nenhum comentário: