quinta-feira, 11 de agosto de 2011



11 de agosto de 2011 | N° 16789
PAULO SANT’ANA


Trânsito mau-caráter

Só não tem queixas profundas dos motoristas que dirigem em Porto Alegre quem não trafega na cidade.

Ontem, foi um dia atípico, se considerarmos a série de dias chuvosos, de frio e ventosos que tivemos nos últimos tempos. Ontem emergiu o sol.

E o trânsito estava de matar. A princípio, engarrafaram muitos pontos.

Mas principalmente se revelou ontem no trânsito o verdadeiro mau-caráter da maioria dos motoristas porto-alegrenses.

Não retiro a expressão, pelo contrário, repito-a: mau-caráter.

A palavra de ordem é o prevalecimento. Ninguém concede nada aos outros motoristas. Trava-se nas avenidas e nas ruas uma verdadeira guerra.

E a meta dos arbitrários do trânsito é uma só: levar vantagem. Eles querem sobrepujar os outros motoristas.

O meu consolo está no Antigo Testamento: “Os maus por si se destroem”. Sim, porque de repente e com frequência o mau-caráter topa numa avenida com o outro mau caráter: eles se merecem.

Ninguém concede nada no nosso trânsito. Tem de passar na frente do outro, tem de lograr o outro, tem de agredir o outro. Esses são os mandamentos observados pelos maus-caracteres do trânsito porto-alegrense.

Vamos ter de fazer uma campanha séria, profunda, duradoura, pelos meios de comunicação, para mudar o caráter dos motoristas locais.

Eu conheço todas as capitais brasileiras. Em nenhuma das outras se verifica esse ânimo selvagem dos motoristas daqui.

É um modo canalha de dirigir o que se vê todos os dias nas ruas. Canalha e patife. Aconselho aos outros motoristas que não andem armados. Do contrário, vão matar a tiros algum mau-caráter que os enfrente.

O sevandija está vendo que não é a vez dele, mas avança. Sabe que não é a hora dele, mas toca em frente. O negócio desses sacripantas é aterrorizar quem vem na frente deles e irritar quem vem atrás.

O congestionamento é ideal para que se manifeste o mau-caráter. Ali é o ambiente ideal para ele. Ele entra no congestionamento e fica realizado como pinto no lixo.

Agride, pressiona, ocupa o espaço que não é dele, não deixa ninguém passar e vai se embarafustando nos espaços dos outros, não tem ética, não tem espírito cristão e seria imprescindível que todos os motoristas fossem, em última análise, éticos e cristãos no trânsito.

Isso vai ter de acabar. Porque isso é um inferno para os bons e cautelosos motoristas, que chegam em casa estressados por esse torneio diário de maldades.

Isto vai de acabar, seus maus-caracteres!

Nenhum comentário: