quinta-feira, 25 de agosto de 2011



25 de agosto de 2011 | N° 16804
PAULO SANT’ANA


Fora, clima infernal!

Euclides da Cunha, escritor e jornalista, celebrizou-se por sua obra máxima, Os Sertões.

Na abertura de seu livro, ele escreveu: “O nordestino, antes de tudo, é um forte”.

Eu diria que o gaúcho, antes de tudo, é um triste.

Somos tristes porque nos destinaram a esse clima pusilânime de frio e chuva que nos assalta há dois meses e ameaça nunca parar.

Tenho pena das pessoas que me cercam, com esse clima. Na verdade, tenho pena de mim.

Temos sido, nesses dias amassantes, espectros de criaturas humanas, a vagar por chuvas e frios dilacerantes.

Não sorrimos, não confraternizamos, fomos privados do prazer inexcedível de sentarmos em mesas de bar na calçada, fomos condenados a não nos encontrarmos nas ruas, fomos penalizados com a sentença de nos encerrarmos em casa e nos refugiarmos dessa chuva e desse frio incessantes.

Foram mais de 45 dias de frio e chuva a nos fustigar e nos deixar encurralados. Somos um povo de capuzes, de guarda-chuvas, de sobretudos, de cuecões, de meias de lã, de luvas e de muitos cobertores. Até os que têm ar-condicionado, mesmo assim, continuam com frio. É um frio de tosses, espirros e enxaquecas.

Isso nos torna pesados, melancólicos, arrasados.

Consta que este clima de chuva e frio é bom para praticar sexo. Consta. Porque fazer sexo depois de ter sido atacado por chuva e frio o dia inteiro é um esporte quase impossível, o clima é brochante.

A umidade relativa do ar, que não sei o que vem a ser, lota as emergências dos hospitais, embora, com estes hospitais de reduzidas vagas nas emergências, possa fazer o mais severo calor de verão e elas continuarão lotadas.

Em vez de irmos para os parques de dia e aos bares pela noite, corremos todos para as farmácias. Isto é um clima para rinoceronte. Aliás, o nosso clima é capaz de gripar até rinoceronte.

Tomou Doril, a dor sumiu. Pode até sumir, mas o nariz continua entupido e a garganta é acometida de faringite, amigdalite, fora as pequenas irritações.

Maldito clima este com que a natureza e a demografia nos brindaram.

O clima é tão perverso, que a Rádio Gaúcha, não contente com a competência do Cléo Kuhn, contratou mais cinco ou seis meteorologistas. Sendo assim, é inédito, tem mais previsão de tempo na Rádio Gaúcha do que comerciais.

Até o Polêmica do Lauro Quadros tem previsão do tempo.

Neste próximo sábado, o governador Tarso Genro se encontrará com a presidente Dilma Rousseff aqui em POA.

Na pauta do encontro, estará a construção do novo teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

A Ospa é um orgulho cultural gaúcho e necessita urgentemente de um lar onde desenvolva suas atividades.

No Ospa, no RS!

Amanhã, dia 26 de agosto, haverá uma solenidade na esquina da Avenida Ipiranga com a Salvador França, às 11h, com a inauguração, nas proximidades, da Rua Hélio Carlomagno, grande gaúcho que era orador de todas as datas, colorado doente e homem público de nomeada.

Sinto saudade do Hélio Carlomagno e do Frederico Ballvé.

Nenhum comentário: