quinta-feira, 25 de agosto de 2011



25 de agosto de 2011 | N° 16804
JOBS RENUNCIA - ZH


“Infelizmente, esse dia chegou”

Lendário dirigente da Apple deixa de ser o presidente-executivo da companhia e Tim Cook passa a comandar a companhia

Há sete anos lutando contra um câncer no pâncreas, Steve Jobs sai de cena, ao menos como presidente da Apple. Em carta enviada à alta direção da companhia, o executivo apresentou ontem sua renúncia, lembrando que havia se comprometido a informar se não pudesse mais cumprir suas obrigações: “Infelizmente, esse dia chegou”.

Aos 56 anos, o rosto do sucesso popular de iPods, iPhones e iPads vai deixar de aparecer em todos os lançamentos de produtos e apresentações da empresa que durante este mês chegou a ser cotada como a de maior valor de mercado do mundo – ao menos durante alguns dias.

Na correspondência, o empresário indica Tim Cook, que vinha assumindo temporariamente o comando dos negócios para assumir a presidência em caráter permanente. Na carta, tenta afastar a sensação de que a despedida vai além do cargo.

– Eu gostaria de servir, se o conselho considerar adequado, como presidente do conselho, diretor e empregado da Apple – afirmou, mostrando a disposição de seguir ligado à empresa que ajudou a fundar em 1976.

Em 2004, Jobs descobriu que sofria de um tipo raro de câncer no pâncreas. O tumor foi retirado em uma cirurgia considerada bem-sucedida, mas a informação sobre sua saúde foi divulgada quando ele já estava em tratamento.

Ações da empresa recuam após o anúncio da saída

Em janeiro de 2009, o executivo anunciou que descansaria até o final de junho. A justificativa era “uma doença que o tinha feito perder muito peso” – situação clara nas raras aparições públicas. Uma semana depois, também em comunicado aos colaboradores da Apple, avisou que os médicos haviam verificado que o caso era mais complexo do que havia imaginado, por isso se licenciaria.

– A extraordinária visão e liderança de Steve salvou a Apple e a guiou para sua posição de empresa de tecnologia mais inovadora e valiosa do mundo – afirmou ontem Art Levinson, integrante do conselho de administração. – O conselho tem total confiança de que Tim é a pessoa certa para ser nosso próximo CEO.

Logo depois do anúncio da saída de Jobs, as ações da Apple caíram nas negociações feitas depois do fechamento do pregão em Nova York, o chamado after-market. Pouco antes das 21h, a desvalorização chegava a 5,3%.

zerohora.com

Nenhum comentário: