Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
14 de janeiro de 2008
N° 15479 - Paulo Sant'ana
O enredo
Sempre é bom relembrar os melhores momentos deste colunista nos 36 anos em que escrevo em Zero Hora.
Um desses instantes foi quando a Escola de Samba Acadêmicos da Orgia me escolheu, anos atrás, como tema-enredo de seu desfile na avenida.
Um belo dia, quando os ensaios estavam no seu clímax, era um sábado com quadra cheia, gente saindo pelo ladrão.
Então eu cheguei, até mesmo porque queria pagar duas caixas de cerveja gelada para a bateria da escola.
Lá dentro, a escola ensaiava e cantava o samba de autoria de Alexandre, que tratava da minha vida, eu, que comecei profissionalmente como baleiro dos cinemas Castelo e Avenida.
E a escola cantando "Balas, baleiro, balas". Então me aproximei da porta para ingressar na quadra e o porteiro me barrou: "O senhor, quem é o senhor". Eu fui entrando na marra e tive ainda tempo de dizer: "Eu sou o enredo! O enredo!"
Recebo de atônita moradora de bairro porto-alegrense: "Sou moradora da Rua Jacob Vontobel, bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre, e preciso muito que o senhor leia minha denúncia.
Dias atrás, um sábado, por volta das 22h, a amiguinha de minhas filhas, uma menina de apenas 13 anos de idade foi VIOLENTADA na esquina de sua casa, na minha rua, em um mato que há muito pedimos para que seja eliminado.
Bem, além da questão do matagal, que serve de refúgio para drogados e marginais, o que ocasiona além de tumultos e constantes furtos às residências, aconteceu esse crime abominável.
Pois bem, peço encarecidamente que o senhor denuncie o fato que descrevo a seguir:
O criminoso atacou a menina, violentou-a e a ameaçou de morte. Nós, moradores da rua, saímos à cata do marginal, mas naquela noite não conseguimos localizá-lo, apenas descobrir de quem se trata, já que ele vive solto e perambulando pelo bairro, roubando e estuprando.
Na manhã seguinte, meu marido saiu novamente pelo bairro e conseguiu encontrá-lo. Na tentativa de fuga, o marginal se atirou pra dentro do quartel da Brigada, o Regimento Bento Gonçalves, na Aparício.
A ação da Brigada Militar foi perfeita. Prenderam o cara, fizeram o reconhecimento com a menina e encaminharam o marginal pro Presídio Central. Mas para nossa surpresa ele teve de ser solto, porque a captura dele não pôde ser considerada flagrante!!!
Na Delegacia da Mulher, onde a vítima registrou queixa, não havia delegado de plantão no domingo, por isso só fariam o pedido de prisão preventiva na segunda-feira... Paulo SantAna, o senhor acha que o bandido ficaria sentado na rua esperando que a polícia viesse prendê-lo?
Onde está a verdadeira justiça?
A polícia diz que não pôde detê-lo porque não é flagrante e só pode trabalhar cumprindo a lei. Concordo plenamente que a lei deva ser cumprida, mas veja bem, o cara foi pego, reconhecido pela vítima e encaminhado pela Brigada Militar e aí teve que ser solto porque não é flagrante e porque não tinha delegado de plantão pra expedir o pedido de prisão preventiva, isto é, ficamos diante de fato vergonhoso.
Tenho absoluta certeza de que, se fosse a filha ou mesmo parente de qualquer um dos que o soltaram, o episódio teria um rumo muito diferente, mas como se trata de uma menina anônima e pobre, ficaremos à mercê desse marginal.
Por favor, conto com sua consideração para levar isso adiante, sei que o senhor tem poder de fazer as pessoas escutarem e quem sabe mudar uma vergonha dessas.
Caso precise, estou à disposição para maiores informações. Agradecidamente,
Maria Cristina".
Falo eu, o colunista. É muito difícil para os cidadãos leigos entenderem a lei penal. Quanto a não ter delegado na delegacia para pedir a prisão preventiva, quero dizer que os governos sucessivos estão terminando por falir a Polícia Civil.
Excelente seamana especialmente para voce...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário