sexta-feira, 6 de maio de 2022


06 DE MAIO DE 2022
INFORME ESPECIAL

O incrível potencial dos armazéns do Cais Mauá

Se tem algo que o South Summit Brasil está ensinando a Porto Alegre - além da importância dos negócios inovadores - é o potencial reprimido dos armazéns do Cais Mauá. Graças ao evento, os pavilhões A4, A5 e A6 (na foto abaixo) receberam melhorias e hoje são palco de palestras e competições internacionais. Não é possível que, após o encontro, que se encerra amanhã, os espaços simplesmente voltem ao ostracismo.

Há uma proposta do governo do Estado para revitalizar a área, com o lançamento de um edital ainda este ano. A ideia é conceder à iniciativa privada os 11 galpões portuários entre o Embarcadero e a estação rodoviária da Capital, com investimento previsto de R$ 1,3 bilhão.

Mas, enquanto isso não se concretiza, o legado do South Summit merece ser perpetuado com novos eventos, inclusive para valorizar o esforço realizado nos últimos meses. As melhorias só foram possíveis porque um grupo de empresários comprometido com a cidade atendeu ao chamado do prefeito Sebastião Melo.

Cada um entrou com uma cota em dinheiro para garantir a troca de telhas, do madeirame e de parte do forro dos prédios. Além da adequação no teto, os portões de ferro tiveram calhas substituídas e receberam pintura para conservação. Toda a área passou por lavagem e limpeza, com a retirada de nada menos do que 30 caminhões cheios de entulho.

A pergunta é: vamos deixar tudo parado até que o ambicioso projeto de revitalização supere entraves e resistências ou vamos ocupar a área, desde já, com feiras, congressos e eventos turísticos?

Ele é o cara

Sem ele, o South Summit Brasil dificilmente teria se tornado realidade por aqui - ou, pelo menos, não teria conectado tanta gente. Presidente do evento em Porto Alegre, José Renato Hopf (foto acima), 53 anos, é conhecido pelo perfil agregador e pela capacidade de articulação.

De cara, encantou María Benjumea, fundadora do South Summit, e se tornou seu braço direito no Rio Grande do Sul.

Apesar disso, Zé Renato faz questão de dividir os louros da missão, compartilhada com empresários, integrantes da prefeitura e membros do governo do Estado.

- Cada um teve importância fundamental no processo. O meu papel foi o de estabelecer as redes de contato, de buscar as pessoas certas para cada tarefa, de unir as pontas - diz o CEO da 4all, empresa de tecnologia com sede na Capital.

No momento em que conversamos, ontem, ele tinha 504 mensagens aguardando leitura no Whatsapp. O número dá uma ideia do tamanho dessa teia de conexões. Capacidade de relacionamento é tudo.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: