segunda-feira, 25 de abril de 2016



25 de abril de 2016 | N° 18508 
CÍNTIA MOSCOVICH

MUVUCA!

Todo mundo já falou sobre, mas eu não tenho como não voltar ao assunto: votação do impeachment.

Aquele domingo vai ficar para nós como o dia em que conseguimos ver nossa Câmara de Deputados como um todo e no qual descobrimos que nossos representantes, além de não terem compostura sequer para honrar a casa em que trabalham, mal sabem falar português: uma bizarrice. Foram mais de cinco horas de massacre da língua, de dedicatórias esdrúxulas, de jogo de cena, de tapinhas nas costas, de cinismo, de gandaia em frente às câmeras. Para mim, valeu como um mal-vindo choque de realidade.

Além de doer na alma ver gente se acotovelando em torno das tribunas – com direito até a papagaio de pirata, o suplente de deputado evangélico Fabrício de Oliveira, que ficou se exibindo por umas três horas –, ainda tivemos torcidas e vaias como se fosse partida de futebol. Na maratona inventada por Eduardo Cunha, cuja fleuma e pose de honesto davam nos nervos, teve deputado comendo sanduíche, uvas, bolachas, paçoquinha, tomando café e refrigerantes, tudo isso equilibrado por garçons que se espremiam para passar por onde desse. 

O destempero e os xingamentos foram muitos e frequentes. Claro, a cereja do bolo da sessão foi o acesso de estupidez de Jair Bolsonaro, elogiando o coronel Brilhante Ustra, pai de todos os torturadores, comentário que levou ao delírio quem acha que a solução para o país é tiro e tapa. Perto desse desempenho, a cusparada do deputado Jean Wyllys nem foi o pior do dia. 

Como não foi o pior do dia o deputado Bruno Araújo, autor do voto que definiu o placar a favor do admissibilidade do impeachment, ser carregado nos braços dos colegas, bem igualzinho ao que teria acontecido em jogo de final de campeonato. Muvuca das grandes.

Se aqueles fulanos são os representantes da nação e se é assim que eles se comportam quando todo mundo está olhando, imagino o que fazem quando não têm plateia. A depender deles, não temos salvação. Eu já comecei a rezar. E muito.

Nenhum comentário: