sábado, 28 de janeiro de 2012



28 de janeiro de 2012 | N° 16961
PAULO SANT’ANA


O nosso querido aeroporto

Voltemos à questão do aeroporto Salgado Filho, levados por uma resposta do superintendente a uma crítica desta coluna sobre os preços que se cobram no estacionamento no local.

Eis a resposta e depois novas críticas: “Prezado Sant’Ana. Como um leitor assíduo de sua coluna em ZH, acompanho as diversas questões polêmicas do Estado através da tua abordagem, onde o espírito jornalístico se destaca ao garantir espaço para cada um dos lados apresentar a sua versão.

Porém, ao ler a sua coluna de hoje (24.01) intitulada ‘Cocaína no volante do táxi’, notei a questão levantada sobre o preço cobrado no estacionamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o qual tu defines como imoral. Visto isso, gostaria de lembrar que no início deste ano, mais precisamente no dia 3/01, atendendo a solicitação dos passageiros e usuários, uma nova administradora assumiu o estacionamento de veículos do aeroporto de Porto Alegre (RS).

Com a concessionária, foi lançada uma nova tabela de preços, pela qual na primeira meia hora são cobrados R$ 5, na primeira hora R$ 8 e na segunda hora R$ 10, valores razoáveis, como mencionado na coluna. Além disso, foi providenciada uma adequação nessa nova tabela, em que a cada hora adicional será acrescentado R$ 1 em cima do valor fixo, o que proporciona um preço correspondente ao praticado no mercado.

Desde já, ficamos à disposição para qualquer dúvida sobre o assunto em pauta. (Ass.) Jorge Herdina, superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho”.

Ótimo, senhor superintendente. Mas eu perguntaria a Vossa Senhoria se não tinha de ser levada em conta, para a cobrança do estacionamento, a característica do local, onde passageiros que vão embarcar deixam seus carros no estacionamento por vários dias e retornam de suas viagens sem qualquer contemplação a esse prazo longo a que são submetidos. Um desconto, uma consideração com esse fato seria merecida aos passageiros, senhor superintendente. Eu sei que é uma questão de mercado, mas a peculiaridade do aeroporto, com estacionamento por vários dias tinha de ser levada em conta para atenuar o preço opressivo.

Mas tem mais sobre o aeroporto, senhor superintendente. Constatei pessoalmente que a única pizzaria do local não obedece a horários rígidos, frequentemente no início da manhã ela permanece irritantemente fechada, o que acontece também no horário de fim de noite, ficando os passageiros famintos, não tendo a quem recorrer, eis que o horário das outras lancherias também é desorganizado.

Além disso, observe a péssima comida que é servida a preço salgado no restaurante do local, no bufê se pode notar quase todos os dias a massa exposta fria, quando se sabe que espaguete e talharim frios, sem estarem quentes, são intragáveis. Corrija isso, senhor superintendente, estou falando em nome de leitores que reclamam acerbamente contra esses defeitos.

E finalmente vamos à questão dramática da farmácia. Aquilo que há no aeroporto não é farmácia. Cerca de 80% dos remédios que os passageiros solicitam não existem na farmácia.

É grave isso, senhor superintendente, as pessoas vão viajar com a certeza de que comprarão seus remédios no aeroporto e trombam com a falta deles. É grave porque, encerradas no aeroporto, não mais têm onde adquirir seus medicamentos. A farmácia parece estar falida de tantos remédios que faltam.

A intenção desta coluna não é outra senão regenerar com urgência os serviços de um aeroporto que se diz internacional e serve pizzas e outros lanches em horários sazonais, isso é inadmissível.

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