terça-feira, 24 de janeiro de 2012



24 de janeiro de 2012 | N° 16957
CLÁUDIO MORENO


Homens e mulheres (12)

26 – O amigo infiel – Era costume, para a mulher grega, depor pequenas oferendas no altar da deusa de sua preferência. Os templos ficavam repletos de coisinhas típicas do quotidiano das devotas – tiaras, pequenas estatuetas, fitas bordadas, bonecas da infância –, mas o grande escolhido de todos os tempos sempre foi o espelho, objeto que os antigos associavam exclusivamente ao mundo feminino.

Um observador superficial poderia dizer que se tratava de uma simples questão de vaidade; poetas e filósofos, contudo, perceberam que o espelho exercia um misterioso fascínio sobre a mulher porque servia – se é que ainda não serve – para nos lembrar da fugacidade da beleza e da juventude, como ficou imortalizado pelo lamento de Laís, uma das mais famosas cortesãs da Antiguidade, ao depor seu precioso espelhinho no altar de Afrodite: “Eu, Laís, que tive a Grécia a meus pés e por quem tantos homens suspiravam, dedico a Afrodite, que nunca deixará de ser bela, o espelho da minha juventude.

Ele agora só me faz sofrer, e dobrado: já não posso me ver como eu era, nem quero me ver como sou”.

27 – O amor conjugal – A história, relatada por Valério Máximo em seu Fatos e Ditos Memoráveis, tem um quê de ingênuo, mas é inesquecível: contam que um dia os criados de Tibério Graco, tribuno romano, descobriram duas serpentes escondidas no quarto de seu amo. Intrigado, Tibério foi consultar um especialista em sinais divinos para saber qual era o sentido deste estranho achado. A resposta não podia ser mais terrível: ele deveria matar uma das serpentes e libertar a outra, mas qualquer escolha que fizesse traria uma trágica consequência.

Se libertasse a fêmea, ele próprio morreria; se libertasse o macho, a morte viria em seguida para Cornélia, sua esposa. Ora, Tibério, ao que dizem, amava profundamente sua mulher e não hesitou em assumir o risco, mandando libertar a fêmea e eliminar o macho. Coincidência ou não, pouco tempo depois ele veio a falecer; muitos autores criticaram a superstição do tribuno, mas nenhum deixou de reconhecer que ele, se era tolo e inocente bastante para dar ouvidos àqueles impostores e charlatães, era um homem de rara coragem e um marido como poucos.

28 – A mulher de Periandro – Ter o que vestir sempre foi uma fonte de ansiedade para as damas do passado, até mesmo aquelas que já não habitavam este mundo. Que o diga Periandro, tirano de Corinto: embora fosse viúvo, costumava se aconselhar sobre assuntos muito importantes com o espírito da falecida.

Quando fez a primeira consulta, contudo, ela reclamou que estava nua, negando-se a responder enquanto não tivesse algo decente no corpo. O tirano então organizou um grande festival em honra de Hera e fez todas as mulheres ricas despirem suas roupas, que foram incineradas numa grande pira em nome da esposa – ao que parece, resolvendo definitivamente o problema, pois a partir desse dia o espírito da mulher passou a ser extremamente colaborativo.

Nenhum comentário: