sexta-feira, 11 de abril de 2025


11 de Abril de 2025
MARCO MATOS

Visite o Cristo Protetor

De braços abertos, chamando para um abraço. Assim é o Cristo Protetor de Encantado. Tive o prazer de conhecer esse lugar pessoalmente há uma semana, na véspera da inauguração.

Assisti às imagens da construção do maior Cristo do Brasil diversas vezes. Só no jornal, devo ter mostrado mais de 50 vezes nesses quase seis anos de construção de todo complexo. Eu imaginava que o lugar pudesse ser incrível, com uma vista linda do Vale do Taquari, mas ao chegar lá tive várias boas surpresas.

O Cristo é de fato muito alto! Ao chegar nos pés, é preciso inclinar bem a cabeça para conseguir enxergar a estátua por completo. Senti uma energia tão boa, realmente como se estivesse sendo abraçado.

Eu sou religioso, gosto de missa, rezo sempre para agradecer e já participei de várias romarias. Desde criança aprendi a ter fé. A cabeceira da minha cama quando eu era criança era cheia de rosários e fitas de santos pendurados. Tenho paz acreditando nos planos de Deus e conversando com ele todos os dias.

Já conheci várias igrejas lindas pelo mundo e, também, já subi no Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. Mas nenhum desses lugares se iguala à sensação que tive ao chegar ao Cristo de Encantado.

Compartilho isso para te convencer a ir até lá.

Todo o complexo é cheio de cantinhos que fazem a gente se sentir bem. A capela de vidro foi o espaço que eu mais gostei. Ao chegar pela recepção o visitante encontra o Caminho dos Salmos - lajotas com alguns salmos escritos - e, também, a Fonte dos Apóstolos. Ainda é possível visitar um velário e o mirante, na frente do Cristo, tem uma vista, de fato, deslumbrante.

Toda a cidade de Encantado se exibe na parte mais baixa do vale. Ao fundo, do lado esquerdo, o Rio Taquari. A perder de vista, morros verdes que se entrelaçam.

Fomos privilegiados, então, com uma surpresa. Entramos pela lateral da base do Cristo e caminhamos até um elevador com capacidade para transportar oito pessoas. Subimos por cerca de uns 30 segundos e quando a porta abriu, lá estava o coração do Cristo diante de nós. Um coração de vidro de onde a vista é ainda mais impressionante.

Protetor. Ah, que nome bem apropriado para essa comunidade. Lá atrás, antes das grandes enchentes, ele já tinha sido batizado. Que assim seja, que esse Cristo proteja essa gente. 

MARCO MATOS

Nenhum comentário: