
FRAUDE BILIONÁRIA
INSS vai devolver na folha de maio descontos em aposentadorias de abril
Fraude bilionária
O Ministério da Previdência informou que vai devolver, na folha de maio, os valores que foram descontados indevidamente de aposentadorias e pensões do INSS em abril.
O anúncio ocorreu após a operação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) que revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
Os descontos referiam-se a mensalidades de associações e sindicatos, mas não haviam sido autorizados pelos beneficiários. A investigação levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e ao afastamento de outros integrantes da cúpula do órgão.
Diante da operação, os descontos foram todos suspensos e o governo garantiu que as vítimas do esquema serão ressarcidas. Ainda não está definido, porém, como e quando serão devolvidos os valores descontados antes de abril.
"A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários - ocorridos antes de abril de 2025 - serão avaliados por grupo da Advocacia-Geral da União (AGU) que tratará do tema", afirmou o Ministério da Previdência.
Sem cancelamento
O órgão ainda alegou que, como os descontos estão suspensos, não há necessidade de os beneficiários solicitarem cancelamento ou procurarem agências do INSS para tratar do assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário