sexta-feira, 11 de abril de 2025


11 de Abril de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Estado usa inteligência artificial para reduzir a evasão escolar

Um projeto inovador desenvolvido inteiramente pelo governo estadual usa inteligência artificial (IA) para controlar a evasão escolar. O sistema cruza dados do cotidiano e comportamento dos alunos, que são classificados em níveis de risco de abandono dos estudos. A partir disso, as escolas fazem acompanhamento dos estudantes com planos de ação elaborados caso a caso.

A plataforma foi detalhada em um painel ontem no South Summit pelo vice-governador Gabriel Souza, as secretárias de Educação, Raquel Teixeira, e de Planejamento, Danielle Calazans, e o diretor- presidente da Procergs, Luiz Fernando Záchia.

A IA avalia todas as informações do aluno, por exemplo: se a família está no CadÚnico, se já repetiu o ano e em quais disciplinas foi reprovado, se tem vulnerabilidade social ou problema de saúde, se enfrentou gravidez precoce. Também identifica a frequência escolar, se o aluno comparece a uma disciplina e falta em outra no mesmo dia, por exemplo.

A partir dos indicadores, aponta o nível de risco, classificados em crítico, alto, médio e baixo.

Os dados ficam cadastrados no portal Escola RS, que pode ser acessado pelos professores e orientadores educacionais.

O sistema foi validado em quatro escolas utilizadas como piloto no ano passado. Os resultados "muito satisfatórios" permitiram ao Estado disponibilizar o recurso para toda a rede em 2025. Por enquanto, 602 escolas utilizam, e a plataforma gerou 4,8 mil planos de ação.

- Com os dados do aluno tem um plano de ação. Por exemplo, se há gravidez precoce, tem um cardápio de ações que precisam ser feitas. O orientador da escola faz acompanhamento diário, vai descobrindo as situações, e vai atrás do aluno para entender as situações, avisa a família. Evasão é o desafio mais sério que temos no Estado - explica Raquel.

Intenção é ampliar

A secretária acredita que a quantidade de escolas utilizando a plataforma deve crescer ainda mais a partir da próxima semana, quando comandará uma live com as instituições da rede para apresentação e demonstração do recurso. _

Empresa de Los Angeles estuda instalar operação no RS

Com clientes como a Google, a Nasa e os Estúdios Disney, a empresa Magnopus assinou ontem termo de engajamento com a Invest RS para instalar uma operação no Estado. Os sócios são o americano Alex Henning, que tem no currículo um Oscar de efeitos visuais pelo filme A Invenção de Hugo Cabret, e o gaúcho Marcelo Lacerda, um dos pioneiros da internet no Estado. Lacerda criou a Nutecnet, que depois daria origem ao portal Terra. Os dois participam do South Summit.

Termo de engajamento é o documento assinado entre a Invest RS e as empresas interessadas em investir no Estado. O acordo estabelece os termos do apoio técnico e especializado que a agência oferece para que o parceiro concretize o negócio pretendido.

Sediada em Los Angeles, a Magnopus é uma referência global na produção de tecnologias imersivas. _

Quase um ano após enchente, ponte na RS-130 é inaugurada

R$ 640 mil em diárias no TCE

MEC nega dados sobre novos cursos de Medicina

Crítico da abertura indiscriminada de cursos de Medicina, o Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) tentou obter informações detalhadas sobre faculdades que começaram a receber alunos sem ter ambulatórios e hospitais garantidos. O Ministério da Educação (MEC), porém, indeferiu o pedido, alegando que não poderia ferir "segredos mercadológicos". _

mirante

O projeto de concessão do bloco 2 das rodovias estaduais prevê 24 pórticos de cobrança automática de pedágios e não 54, como a coluna publicou na edição de ontem.

O desembargador João Batista Pinto Silveira foi eleito ontem presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para o biênio 2025-2027. Vivian Josete Pantaleão Caminha será a vice e Salise Monteiro Sanchotene, a corregedora regional da Justiça. A posse deve ocorrer no dia 20 de junho.

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: