quarta-feira, 12 de março de 2025


12 de Março de 2025
GUERRA COMERCIAL

Taxas sobre aço e alumínio entram em vigor; Brasil é um dos mais atingidos

A confirmação foi feita horas após o presidente Donald Trump recuar da ameaça de dobrar a tarifa de 25% sobre os embarques de aço e alumínio do Canadá.

à sobretaxa de 25% que havia sido imposta pela província canadense de Ontário sobre a energia elétrica fornecida a três Estados dos EUA: Michigan, Nova York e Minnesota.

Lutnick e Ford devem se encontrar amanhã para discutir o acordo de livre-comércio entre EUA, México e Canadá.

Mesmo com o recuo dos EUA, a tarifa de 25% anunciada inicialmente para todos os países, sem exceção, foi mantida e entraria em vigor à meia-noite desta quarta-feira. Fabricantes de produtos siderúrgicos e do metal não ferroso estavam na expectativa de que houvesse, ao menos, a prorrogação em 30 dias, para permitir que as negociações fossem aprofundadas.

Em meio a temores quanto ao possível impacto da política tarifária sobre a inflação, e o receio de que isso gere uma recessão no país, Trump reuniu-se ontem com cerca de cem líderes de empresas dos EUA. O encontro foi organizado pela Business Roundtable. A associação sem fins lucrativos é composta por CEOs de empresas como Apple, J.P. Morgan Chase, Citigroup e Walmart.

- Quanto mais altas forem, mais provável que empresas do Exterior construam nos EUA.

Segundo o estudo, realizado pelo estatístico Nate Silver, a aprovação a Trump está em 47,9%, enquanto a desaprovação chega a 48,1%. Logo após a posse, a aprovação chegou a superar a desaprovação em mais de 11 pontos percentuais, mas o cenário mudou nos últimos dias. 

LESTE EUROPEU

Leste Europeu

Ucrânia concorda com proposta de trégua de 30 dias apresentada pelos EUA

Acordo que também prevê exploração de recursos minerais ucranianos ainda está condicionado à chancela da Rússia. Negociações ocorreram na Arábia Saudita. Horas antes, Kiev realizou ataque de grande porte contra o território russo, incluindo Moscou, que deixou ao menos três mortes

A Ucrânia aceitou a proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo provisório imediato de 30 dias com a Rússia. A trégua, porém, ainda está condicionada à chancela de Moscou.

O anúncio foi feito após a reunião entre as delegações ucraniana e norte-americana na Arábia Saudita. "Ambas as delegações concordaram em iniciar imediatamente as negociações para uma paz duradoura que garanta a segurança de longo prazo da Ucrânia. Os EUA se comprometeram a discutir essas propostas específicas com representantes da Rússia", afirmou a nota conjunta.

Segundo o presidente Volodimir Zelensky, o cessar-fogo proposto pelos americanos abrange toda a linha de frente do conflito.

"A Ucrânia está pronta para aceitar esta proposta - nós a vemos como um passo positivo e estamos prontos para isso. Agora, cabe aos Estados Unidos convencer a Rússia a fazer o mesmo. Se a Rússia concordar, o cessar-fogo entrará em vigor imediatamente", alegou Zelensky.

Conforme ele, a Ucrânia propôs que o acordo inclua a troca de prisioneiros e a devolução de crianças ucranianas que foram levadas à força pela Rússia.

Kiev também concordou em concluir "o mais rápido possível" um acordo para a exploração dos recursos minerais da Ucrânia. O acordo, segundo o comunicado, será essencial para expandir a economia ucraniana, "compensar o custo da assistência americana e garantir a prosperidade e segurança de longo prazo" no país.

Os EUA se comprometeram ainda a retomar a troca de informações de inteligência e a assistência à segurança para a Ucrânia.

Após o anúncio, o presidente Donald Trump disse que deve entrar em contato com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda esta semana.

Trump disse ainda que pode ocorrer um novo encontro com Zelensky na Casa Branca. No dia 28 de fevereiro, uma reunião entre os dois terminou em bate- boca no Salão Oval.

Bombardeio

Horas antes da reunião na Arábia Saudita, a Ucrânia realizou um ataque de drones de grandes porte contra o território russo. Os lançamentos foram direcionados a 10 regiões e deixaram ao menos três pessoas mortas e 18 feridos.

O bombardeio provocou incêndios e chegou a suspender o transporte aéreo e ferroviário na região da capital Moscou.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que unidades de defesa aérea destruíram 337 drones ucranianos durante a noite - 91 deles sobre a região de Moscou. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, chamou o ato de "um ataque maciço".

Os voos foram suspensos nos quatro aeroportos de Moscou e em dois terminais das regiões de Yaroslavl e Nizhny Novgorod, a leste da capital. Mais tarde, as operações foram retomadas.

Veículos de comunicação russos divulgaram imagens que mostram prédios residenciais atingidos pela queda de drones, com janelas quebradas e buracos em telhados. 

Nenhum comentário: