domingo, 5 de janeiro de 2025

Contribuinte deve pagar IPTU de box de garagem separadamente; saiba como emitir as guias

A superintendência da Receita Municipal de Porto Alegre diz que os valores dessas guias são baixos, porém tem o seu lançamento individualizado

A superintendência da Receita Municipal de Porto Alegre diz que os valores dessas guias são baixos, porém tem o seu lançamento individualizado

Osni Machado

As guias digitais para pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) de Porto Alegre já estão disponíveis para pagamento desde a última quinta-feira (2). No momento do pagamento da guia, o contribuinte porto-alegrense que possuir imóvel com box de garagem deve prestar atenção para não esquecer de colocar a matrícula correspondente. Caso o proprietário tenha mais de um box de garagem, cada um deles terá a sua matrícula própria e deverá ser informado.

Guias de pagamento diferenciadas

A superintendente da Receita Municipal de Porto Alegre, Sandra Quadrado, explica que se uma pessoa tiver um apartamento com dois boxes de garagem, por exemplo, terá três guias de IPTU para pagar. Sandra diz que o contribuinte, na hora de preencher os seus dados para pesquisa na prefeitura, deve informar a matrícula do apartamento, o endereço e, no complemento, o número do box de garagem.

“Todas as matrículas têm um correspondente no nosso cadastro imobiliário independente. Então, para quem possui box de garagem, tem que obter essa guia”, detalha. A superintendência diz que os valores dessas guias são baixos, porém têm o seu lançamento individualizado.

As guias de box e do imóvel são emitidas separadamente | Reprodução/JC

As guias de box e do imóvel são emitidas separadamente

Reprodução/JC

Como emitir a guia de pagamento

O box e o imóvel têm números diferentes. Para pesquisar, é necessário colocar o CPF e os dados do endereço do prédio e o sistema irá informar o número do box no campo escrito complemento.

As guias podem ser emitidas no site do IPTU, via Whatsapp ou no aplicativo 156+POA. É necessário fornecer a inscrição do imóvel e CPF ou CNPJ do proprietário. Quem não souber a inscrição, pode consultar também no site.

Nenhum comentário: