Netanyahu sob intensa pressão
O adiamento da votação do gabinete israelense sobre o acordo de cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas é uma amostra da fragilidade dos acertos e das desconfianças mútuas no Oriente Médio. Tudo pode mudar a qualquer momento, mas, apesar do revés momentâneo de ontem, considerado uma "ponta solta" pelos Estados Unidos, o "mood" é de aprovação.
A decisão de convocar o gabinete para hoje indica que questões pendentes, alegadas pelo governo de Israel, foram resolvidas. Havia informação de que o gabinete só se reuniria quando esses entraves fossem resolvidos.
Benjamin Netanyahu está sob forte pressão - interna e externa. Intramuros, os partidos religiosos exigem o retorno à guerra para destruição total do Hamas, uma promessa, aliás, que Netanyahu fizera e da qual, agora, tornou-se, em parte, prisioneiro. Do lado de fora da Kiryat HaMemshala, o complexo de prédios governamentais, a maior parte da população apoia o fim do conflito, cansada de guerra e ansiosa por trazer de volta para casa os reféns.
Nenhum dos partidos consegue, sozinho, desestabilizar o governo, mas, juntos, os religiosos somam 14 assentos na legislatura - o suficiente para derrubar a administração.
Do ponto de vista internacional, criou-se o ambiente para o acordo - e os EUA de Joe Biden e Donald Trump não aceitarão nada menos que sua implementação. Nem que seja apenas o início do plano. _
Planeta e os copos sustentáveis
O maior festival de música do sul do Brasil, o Planeta Atlântida, contará, mais uma vez, com copos personalizados e reutilizáveis. O grande diferencial de outros festivais é que o item será entregue de forma gratuita aos participantes.
Serão dois modelos, um para cada dia do Planeta. A iniciativa tem a premissa de eliminar os materiais descartáveis do festival, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
A retirada do copo será feita nos bares de bebidas do evento. Para garantir o brinde, o participante deverá passar a pulseira nos leitores, onde o sistema vai controlar a distribuição. Os itens também estarão à venda por R$ 15, e os tirantes por R$ 10. _
Pesos-pesados gaúchos em Davos
Três grandes empresas gaúchas estarão presentes no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. A Be8 será representada pelo CEO Erasmo Battistella. Pela Randoncorp, irão o presidente, Daniel Randon, o CFO, Paulo Prignolato, e o diretor de Relações Institucionais, Joarez Piccinini. A Gerdau será representada pelo CEO, Gustavo Werneck, e pelo diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Pedro Torres.
De 20 a 24 de janeiro, o fórum reúne líderes das principais economias do mundo e a nata financeira global na cidade dos alpes suíços. _
Entrevista - Nick Pisa - Repórter do jornal britânico Daily Mail
"Parecia um romance de Agatha Christie"
Diante da repercussão do caso do bolo de Natal envenenado no litoral gaúcho que resultou na morte de três pessoas da mesma família, Nick Pisa, jornalista do jornal britânico Daily Mail, aterrissou em Porto Alegre para acompanhar o assunto durante uma semana. Foram, ao todo, 15 reportagens em texto, fotos e vídeos. A coluna conversou com ele.
Por que você e o Daily Mail se interessaram pelo caso?
Era uma história muito intrigante e tudo aconteceu na época do Natal. Pareceu muito estranho desde o início um bolo de Natal envenenado. Parecia um romance de Agatha Christie.
Você veio para Porto Alegre para acompanhar o caso ou para outros trabalhos?
Só para acompanhar esse caso e fiquei surpreso quando me convidaram para ir, mas por ser web e tudo ser movido por cliques foi visto como uma história que vale a pena contar. The Mail tem um dos maiores números de usuários por ano e é um dos sites mais bem-sucedidos e lidos do mundo.
Quais as suas primeiras impressões sobre o caso?
Na minha perspectiva sempre foi um caso estranho e devo admitir que, para começar, pensei que seria um acidente trágico e que Zeli se confundiu com os ingredientes. Conversando com a família dela, fiquei sabendo que havia animosidade entre Deise e outros parentes. Quando o primo me contou que o Paulo (o sogro) tinha morrido depois de comer uma banana pensei que tinha alguma coisa errada aqui (...).
Como foi a repercussão entre os leitores?
Foi uma das histórias mais lidas das últimas semanas, com milhares de comentários e compartilhamentos. Também fui solicitado a comentar o caso por estações de rádio locais. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário