terça-feira, 3 de outubro de 2017



03 DE OUTUBRO DE 2017
STREAMING

A delicadeza de um amor ao entardecer

50 ANOS DEPOIS do filme Descalços no Parque, Jane Fonda e Robert Redford vivem romance da maturidade em ?Nossas Noites?

Os viúvos Addie (Jane Fonda) e Louis (Robert Redford) vivem há décadas a poucos metros um do outro, em uma pequena cidade do interior do Colorado. Os dois com filhos adultos e morando sozinhos. Ambos têm saúde, amigos, casas confortáveis porém solitárias. Um dia, Addie bate na porta do vizinho, que ela mal conhece, mas considera um homem bom (e não exatamente de mal aspecto), para propor um arranjo inusitado: e se os dois fizessem companhia um ao outro à noite, na cama, quando a solidão parece ficar mais pesada? 

Sexo não necessariamente incluído, esclarece. É da intimidade dos casais que se escutam e se importam um com o outro que ela realmente sente falta. Superando a surpresa inicial, Louis acaba aceitando a proposta, dando início a uma relação que pega suas famílias e a pequena cidade de surpresa.

Esse é o ponto de partida de Nossas Noites, produção original da Netflix que estreou no catálogo do serviço de streaming na última sexta-feira. Adaptação do livro do escritor americano Kent Haruf (1943 - 2014), lançado há cinco meses no Brasil, o filme respeita a delicadeza do romance original. Nada na história deste casal improvável acontece de forma abrupta - a não ser, talvez, o convite inicial de Addie. Tudo é lento e suave, como a luz de fim de tarde que banha as imagens de abertura - o que pode exasperar espectadores em busca de fortes emoções.

Nas noites em que se deitam lado a lado - de pijamas e mantendo alguma distância protocolar na cama -, Louis e Addie vão confessando um ao outro dores e arrependimentos do passado, e o que era para ser apenas uma "amizade com benefícios", versão terceira idade, acaba lentamente evoluindo para um laço que ultrapassa a mera necessidade de companhia de dois viúvos que já passaram dos 70 anos.

É impossível assistir a Nossas Noites sem evocar o primeiro filme que Jane Fonda e Robert Redford estrelaram juntos, há exatos 50 anos. Em Descalços no Parque (1967), baseado em uma peça de Neil Simon, os dois formam um par recém-casado - ela uma "mulher moderna", como as que começavam a surgir no final daquela década, aventureira, ele um advogado "engomadinho". O jovem casal apaixonado que não se entende em Descalços no Parque está vivendo o amor naquele momento em que as expectativas são desafiadas pela capacidade da realidade de ficar à altura das fantasias românticas. A relação de Addie e Louis, por sua vez, nos sugere que o amor, às vezes, fica mais forte quando aceso em fogo lento.

Nossas Noites, o livro, foi uma espécie de testamento amoroso. O autor começou a escrever a história de tons autobiográficos quando já sabia que estava próximo da morte. Ele e a mulher se conheceram na escola, casaram-se com outras pessoas, tiveram filhos e nunca mais se viram. Até que um reencontro no aniversário de formatura os reaproximou. Ficaram juntos até a morte dele.

claudia.laitano@zerohora.com.br

Nenhum comentário: