sexta-feira, 27 de outubro de 2017


27 DE OUTUBRO DE 2017
MEMORIAL A PRESTES

TOTALITARISTAS JAMAIS MERECEM HOMENAGENS


De acordo com o dicionário "Homenagem: 1. Promessa de fidelidade que o vassalo fazia ao senhor feudal. 2. Demonstração ou prova de admiração; respeito ou admiração por alguém".

Pergunta-se, então, como podem existir aqueles que defendam prova de admiração à figura de Luiz Carlos Prestes através da criação de um memorial em Porto Alegre. O questionamento óbvio que daí surge: o que admiramos na história dessa pessoa?

O "Cavaleiro da Esperança", título outorgado e depois revogado por Jorge Amado, foi responsável por um movimento pautado pela extrema violência entre os anos 1920-1930. Mortes, doença, desesperança, significados da Coluna Prestes que raramente aparecem nos livros de História. Prestes, como todos sabem, defendia o comunismo. Aliás, é famosa a carta na qual descreve suas razões de "conversão" à doutrina comunista.

A alegada luta contra a miséria sempre blindou Prestes de maiores críticas pelos seus seguidores. Para lembrar, rapidamente, Hitler era ovacionado por ter criado empregos na Alemanha nos mesmos anos 1930. Ora, então os campos de concentração eram apenas detalhes inconvenientes, assim como Prestes ou Che Guevara também estariam absolvidos de seus crimes em nome do povo. O nome disto, leitores, simples, puro populismo totalitário.

Totalitarismos, não importa o jaez, fascista, nazista ou - para espanto de muitos incautos - comunista, não merecem nenhum tipo de homenagem. Na Alemanha, nos anos de 1952-1956, por decisão de sua suprema corte, foi proscrita a existência do Partido Socialista do Reich (neonazista) e do Partido Comunista da Alemanha. Sim, comunista, uma ideologia que prega a tomada do poder pela força e a instalação de uma ditadura do proletariado. Di-ta-du-ra, não importa, sempre é ditadura!

Um prédio, público ou privado, não deve ostentar nomes de líderes totalitários. Você, por exemplo, gostaria de passar seu endereço desta forma: "Moro ali, no bairro tal, rua tal, no condomínio Benito Mussolini"?

Porto Alegre não merecia esta vassalagem! Parabéns aos leais e valorosos vereadores que tentaram evitar esse constrangimento à nossa cidade.

Professor de Direito Constitucional na PUCRS, advogado claudio.preza@gmail.com

Nenhum comentário: