quinta-feira, 26 de outubro de 2017



26 DE OUTUBRO DE 2017
MÍDIA

Vírus | Ciberataque atinge empresas na Rússia e na Ucrânia

Um ataque global de vírus ontem atingiu redes de computadores principalmente na Rússia, informou a companhia de segurança cibernética Kaspersky Lab. Empresas na Ucrânia, na Alemanha e na Turquia também foram afetadas.

De acordo com a BBC, o malware (software nocivo) infectou sistemas em três sites russos, um aeroporto na Ucrânia e o sistema de metrô na capital ucraniana, Kiev.

- Em algumas companhias, o trabalho foi completamente paralisado - afirmou o chefe de segurança cibernética do Group-IB, Ilya Sachkov.

O novo vírus foi chamado de Bad Rabbit (Coelho Mau) e pede o pagamento de resgate em troca da liberação de arquivos infectados. O pagamento inicial é de 0,05 bitcoin (US$ 300, ou R$ 970), mas o preço sobe à medida em que o tempo passa e o valor não é pago.

"Nossas observações mostram que a maioria das vítimas do ataque estão localizadas na Rússia. Também estamos registrando ataques similares na Ucrânia, na Turquia e na Alemanha, mas em escala consideravelmente menor. O malware se espalha por série de sites contaminados da mídia russa", informou a Kaspersky Lab.

De acordo com a companhia, o alvo preferencial tem sido sistemas corporativos.

Nenhum comentário: