quinta-feira, 12 de outubro de 2017


12 DE OUTUBRO DE 2017
DAVID COIMBRA

O petista inteligente quer Lula preso


Opetista inteligente, hoje, quererá a prisão de Lula, tanto quanto em 2014 torceu pela eleição de Aécio. A vitória de Dilma foi a derrota do PT, e a continuada liberdade de Lula poderá ser a definitiva desgraça.

Se Aécio tivesse vencido, três anos atrás, ele é que teria enfrentado a crise que vergastou Dilma. Dilma fez um governo destrambelhado, verdade, mas a crise viria de qualquer forma, porque era o pagamento da conta feita por Lula e por ela própria em mandatos anteriores. Aécio teria de tomar as inevitáveis medidas impopulares que Dilma tomou, ou tentou tomar, e passaria os dias ouvindo os petistas a repetir:

- No nosso tempo, não era assim...

Claro que a Lava-Jato desmoralizaria o PT com suas descobertas, mas muito menos do que os outros partidos, porque Lula e Dilma ainda gozariam da imagem de presidentes competentes e se beneficiariam com o tradicional discurso do "rouba, mas faz", sempre funcional na política brasileira.

Mas Dilma venceu, e o petista inteligente sofreu.

Agora, o petista inteligente sabe que Lula só fará bem ao partido se for preso. Em primeiro lugar, porque Lula não tem nenhuma chance de vencer a eleição de 2018. Não estou dizendo que ele tem poucas chances: estou dizendo que ele não tem nenhuma. Zero.

Quando venceu sua primeira eleição, em 2002, Lula vinha de três derrotas. Só tinha força para ir até o segundo turno, ou nem isso, porque Fernando Henrique surrou-o duas vezes, em 1994 e 1998, ao ser eleito no primeiro turno.

Para vencer, Lula seguiu os conselhos de seu atual desafeto Palocci, transformou-se em "Lulinha paz e amor" e escreveu (ou assinou, porque quem escreveu foi Palocci) a famosa Carta aos Brasileiros, fazendo um pacto com a classe média. Hoje, Lula não tem mais nada disso. A classe média o odeia e, para justificar a fantasia do líder operário perseguido pelas elites, ele se vê obrigado a repetir um discurso de luta de classes em que nunca acreditou.

Dependendo dos adversários, duvido inclusive que Lula consiga se arrastar até o segundo turno. O fracasso inapelável liquidará com sua imagem de líder amado pela massa ignara. Se ele não concorrer, essa imagem seguirá viva e sempre terá alguém para dizer: "Se Lula fosse candidato, ganhava".

Além disso, além de saber da derrota certa, o petista inteligente também deve estar incomodado com o que Lula faz ao PT. Lula escravizou o partido. O PT do século 21 é o PDT do século 20, uma agremiação que serve às pretensões de um único homem. Lula é o Kim Jong-un do PT. É o patrão. É o dono.

Que triste fim para um partido que era formado por tantos homens idealistas. Esses idealistas, se forem petistas inteligentes, entenderão que precisam se livrar de Lula, que Lula preso os purificará. Lula na cadeia pagará pelos pecados do PT e será a redenção do partido. Lula na cadeia é a salvação. O petista inteligente sabe disso.

david.coimbra@zerohora.com.br

Nenhum comentário: