terça-feira, 17 de outubro de 2017



17 DE OUTUBRO DE 2017
CAPA

Sabores e paisagens em transformação na Ferradura dos Vinhedos

Ainda que a diversidade dos atrativos para quem visita Santana do Livramento e Rivera esteja em fase inicial de implantação, o cardápio de opções em gastronomia e enocultura já mostra a que veio. A região tem desenvolvido vinhos e azeites de oliva que em nada perdem para a qualidade de regiões tradicionalmente produtoras.

Na Ferradura dos Vinhedos, nome que faz referência ao formato que a disposição de vinícolas e outros empreendimentos familiares compõem no mapa, há uma combinação de videiras, olivais e pampa na paisagem. Por ali, estão vinícolas renomadas, como Almadén e Salton, além de produções menores, mas não menos qualificadas, como a vinícola Cordilheira de Sant?

Ana, aberta de segunda a segunda em um ambiente aconchegante, com lareira, degustações e lojinha de suvenires feitos por moradoras do distrito de Palomas. O referencial geográfico mais conhecido é o Cerro Palomas, formação que lembra uma mesa encravada nas coxilhas. Na adega, há vinhos brancos de uvas gewurztraminer, chardonnay e sauvignon blanc e os tintos cabernet sauvignon, merlot, tannat e touriga nacional.

O caminho é de estrada de chão. Em dias chuvosos, não se recomenda o uso de carros de passeio, mas algo com tração melhor para encarar o barro. Outro ponto que merece visita - de preferência agendada em razão das condições climáticas e da estrada - é o Olivo Pampa, uma propriedade no Passo do Guedes em que a plantação de oliveiras e a produção praticamente artesanal convidam os visitantes a descobertas curiosas sobre azeites de oliva extravirgem.

Em 12 de outubro, celebrou-se o oitavo aniversário do plantio da primeira muda de oliveira no projeto, comandado pela família do agrônomo peruano Fernando Rotondo e pela mulher dele, a paulista Sibele Mantovani Rotondo. É o próprio casal e os filhos que recebem os visitantes para uma aula de olivicultura. 

Não tenha receio de tomar um golinho de azeite de oliva puro - descobre-se o real sabor das azeitonas, que não têm nada a ver com aquelas que costumamos comprar em conserva em feiras e supermercados. O Olivo Pampa tem cerca de 30 hectares e já é uma referência para outros projetos em olivicultura nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste.

Quem se aventurar pela Ferradura dos Vinhedos também ficará mais próximo de costumes gaúchos, muito cultivados em Livramento. As pequenas propriedades da área, aos poucos, vão sendo organizadas para receber turistas e oferecer o que produzem de modo simples, mas autêntico. A família Peres serve um café colonial de primeira qualidade e ainda oportuniza que crianças e adultos conheçam algumas lidas campeiras, como o tiro de laço, e interação com animais do lugar. Os bolos são feitos com capricho no formato de uma ferradura - produto que tem tudo para se tornar um símbolo da culinária local.

Nenhum comentário: