sexta-feira, 13 de outubro de 2017



Casa, mulheres, memórias 


Pra amanhecer ontem (L&PM Editores, 336 páginas, R$ 49,90), segundo romance da escritora e poeta Anna Mariano, nascida em Porto Alegre, mostra com delicadeza, minúcia e bem estruturada narrativa, uma casa, duas gerações de mulheres e um destino.

Anna passou a infância no interior de São Borja e escreveu o romance Atado de ervas (L&PM Editores, 2011) com temática rural e que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria melhor romance do ano de autor estreante. Em 2006, lançou o volume de poemas Olhos de cadela (L&PM Editores), finalista do Prêmio Açorianos.

Ambos foram muito bem recebidos pelo público e pela crítica. Pra amanhecer ontem é uma caudalosa e envolvente narrativa que tem como pano de fundo os anos da ditadura militar brasileira. Romance contado a três vozes, nos leva a lugares onde se misturam lembranças de infância e desafios do mundo adulto e, principalmente, nos revela, através de uma leitura prazerosa, aos meandros da intrincada tapeçaria das relações familiares.

Olga e seu desejo de sobreviver a um casamento fracassado; Clotilde, controladora e sensual, a "matriarca" das irmãs; Maria Eulália, sensível a tudo o que acontece ao seu redor, capaz de ler o destino na mão das pessoas, mas incapaz de controlar o seu; Ana Rita, a irmã de criação que nunca se sentiu realmente parte da família; e a adolescente Elisa, filha de Olga, única descendente das quatro, são as personagens principais da obra.

Elisa é a autora das anotações para um romance que vai escrevendo enquanto a vida acontece, é a responsável pelo desfecho da história. No mundo das quatro irmãs, nada é impossível - nem amanhecer ontem. Na casa que é um dos personagens do livro, as meninas receberam o amor e o afeto da mãe e o temor ao pai.

Se tornaram adultas, mas não romperam os laços que as une e não deixaram de lado a casa, que, feito uma pessoa, respira, acolhe e repele. Anna mostra as semelhanças entre as famílias, os segredos inconfessados, o ódio, as traições e a força que, no fundo, faz com que olhem o futuro e contemplem as novas gerações. Com mais essa obra, Anna Mariano vai ocupando, com merecimento, seu lugar no panorama da literatura brasileira.

lançamentos 

Os ciclistas e outros poemas (Editora Bestiário, 88 páginas), do advogado e jornalista Fernando Castro, integrante do Grupo Quixote de poesia, traz dezenas de poemas densos e profundos, de um poeta vivido e experiente. Versos como "o peso do vácuo/ é uma recente descoberta/ do rio / como se o volume/ que se escorrega das mãos /visitasse o círculo /abandonado pelo vaso/ como um filtro/ que se estampa ósseo/ou/amoroso encontro com a paisagem/ao/debruçar-se".

Metodologia para o sucesso (Buqui, 88 páginas), do mestre em Engenharia de Sistemas e Informática e palestrante internacional Rafael Vasconcelos, coautor do best-seller Mastering the art of sucess, é destinado a pessoas vivas, que querem algo mais, que tem vontade de mudar e de escrever sua própria história. Pessoas que vão deixar boas marcas no mundo, que tem sonhos e vão atrás de realizá-los.

A panela de couro (Edição da autora, chefelizabethrodriguez@gmail.com), da uruguaia-brasileira Elizabeth Rodriguez, chef de culinária internacional e professora, apresenta uma resenha histórica da gastronomia gaúcha e de outros Brasis desde o começo da idade do couro.

A obra traz belas ilustrações e receitas e é uma homenagem aos cozinheiros regionais do mundo, que oferecem pratos com amor e são patrimônio cultural de seus povos. - Jornal do Comércio

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/10/colunas/livros/589906-casa-mulheres-memorias.html)

Nenhum comentário: