sexta-feira, 27 de outubro de 2017


27 DE OUTUBRO DE 2017
OPINIÃO DA RBS

DINHEIRO PARA A PONTE


Éinadmissível a perspectiva de que, com mais da metade de suas obras prontas, a nova ponte do Guaíba corra o risco de perder R$ 153,34 milhões previstos para este ano. Se a ameaça for confirmada, a consequência será a suspensão imediata dos trabalhos, que já se encontram em ritmo lento. 

Líderes gaúchos do meio político e empresarial precisam se mobilizar para evitar que isso ocorra. Esse é um projeto essencial para facilitar a ligação entre áreas movimentadas da Região Metropolitana e outras regiões do Estado.

O impasse foi criado pelo fato de o governo federal ter encaminhado ao Congresso projeto de lei realocando R$ 10,82 bilhões dos ministérios até o final do ano. A intenção do governo é tirar recursos de algumas áreas para reforçar outras consideradas mais estratégicas.

Por falta de pressão em Brasília, o Rio Grande do Sul tem sido particularmente prejudicado nos repasses de verbas federais. Outras obras estão ameaçadas e mesmo empreendimentos já concluídos, como os túneis da BR-101 em Maquiné, devem ser fechados por falta de recursos.

No caso da nova ponte, os esforços precisam se concentrar em torno do deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), único integrante da bancada gaúcha na Comissão Mista de Orçamento, que promete restituir os valores na forma de emendas. Esse é um projeto essencial para o Estado, que já deveria estar prestes a ser inaugurado e não tem mais como enfrentar atrasos.

Nenhum comentário: