sexta-feira, 20 de outubro de 2017




Europa e União Europeia 

Detalhe da capa do livro REPRODUÇÃO/JC Europa em transição (576 páginas, Editora É Realizações), do premiadíssimo pesquisador, jornalista e escritor Luuk Van Middelaar, que estudou História e Filosofia na Sorbonne e Política na École des Hautes Études em Sciences Sociales, acima de tudo, mostra como um continente se transformou em União. 

Van Middelaar foi assessor de Herman van Rompuy, presidente do Conselho Europeu de 2010 a 2014, e para ele escreveu o aclamado discurso proferido por ocasião da entrega do Nobel da Paz à União Europeia em 2012. Middelaar integrou o comitê de transição que auxiliou Donald Dusk na sucessão de Rompuy. Van Middelaar escreveu Politicídio - O assassinato da política na filosofia francesa (É Realizações) e recebeu inúmeros prêmios importantes, como o Prix de Paris, Prize of Liberty e O Socrates Prijs, entre outros. 

Na medida em que a turbulência financeira na Europa preocupa líderes políticos e mercados globais, torna-se mais importante que nunca entender as forças que sustentam a União Europeia, mantê-la unida e impulsioná-la. A obra de Middelaar relata com emoção as realidades da política de poder entre os Estados europeus e entre seus líderes. Com sua longa experiência de trabalho e pesquisas, Middelaar capta a dinâmica da União Europeia desde o seu nascimento até hoje. 

Além de ser um grande tratado, a obra é uma lição em política democrática e mostra que os 40 séculos de história da Europa ainda hoje fornecem ideias que movimentam o mundo. Luuk van Middelaar mostra a Europa ressurgindo dos escombros de duas grandes guerras mundiais, que transformaram radicalmente a Europa e o mundo; e o surgimento de um novo corpo político absolutamente singular: a União Europeia, que já dura mais de meio século e significou um rompimento definitivo com as práticas geopolíticas do "concerto europeu" e das nações-Estado do século XIX. 

Como se sabe, muitos obstáculos foram e são enfrentados. O autor apresenta as rivalidades históricas dos países europeus e, entre erros e acertos, como eles conseguiram superá-las e criar uma superpotência. 

Europa em transição é obra fundamental e referencial para todos quantos pretendam entender o mundo moderno e, não por acaso, recebeu, em 2010, o prestigiado prêmio Socrates-wisselbeker, como melhor livro de filosofia do ano nos Países Baixos. 

lançamentos 

Um romancista ao Sul: a ficção de Luiz Antonio de Assis Brasil (BesouroBox), da professora-doutora Débora Mutter, é apresentada por Sergius Gonzaga: "aqui encontramos não apenas os motivos recorrentes das narrativas de Assis Brasil, sua linguagem, procedimentos técnicos e sua refinada arquitetura, mas, sobremodo, a forma singular com que ele trata as relações entre o passado e a realidade fática e as devastadoras (e quase sempre ocultas) paixões humanas que consomem seus protagonistas. 

Ansiedade 3: Ciúme (Benvirá, 128 páginas, R$ 19,90), do consagrado psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury, autor mais lido no Brasil e publicado em mais de 70 países, fala que o medo da perda acelera a mesma e aborda, com profundidade, o ciúme nos relacionamentos modernos. Cury ensina os leitores a se relacionarem bem consigo mesmos e, a partir daí, com os que estão ao redor. O autor ressalta questões de comportamento na era digital que vivemos. 

A vida com Lacan (Zahar, 116 páginas, tradução de Andre Telles), da escritora e psicanalista Catherine Millot, autora de Freud antipedagogo e Nobodaddy: a histeria no século, publicados no Brasil pela Zahar, revela outro prisma do grande mestre da psicanálise, através das revelações do convívio pessoal da autora com Lacan, entre 1972 e 1981, ano da morte do psicanalista. Catherine lembra aquele tempo com doçura, firmeza, sinceridade e humor. - Jornal do Comércio 

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/10/colunas/livros/591270-europa-e-uniao-europeia.html)

Nenhum comentário: