segunda-feira, 30 de outubro de 2017


30 DE OUTUBRO DE 2017
EDUCAÇÃO

Em busca da Medicina, estudante vai fazer o exame pela sexta vez

Marcelo Garroni, 24 anos, era oficial temporário do Exército até pouco tempo, mas sempre sonhou ser médico. Já fez a prova do Enem cinco vezes e, em 2015, após retornar da missão de pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, decidiu se dedicar aos estudos. No ano seguinte, iniciou o cursinho pré-vestibular.

- Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Não obtive média naquele ano para ingressar na universidade, então decidi abandonar meu emprego para me dedicar mais - conta.

Neste ano, Garroni passou a frequentar um curso direcionado a quem quer ingressar na Medicina. Morador da Capital, ele está avaliando vantagens e desvantagens de fazer faculdade em outra cidade. Embora tenha preferência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), pretende utilizar a nota do Enem para conseguir uma vaga em uma das sete universidades federais do Estado.

Garroni tem feito outras provas para testar seus conhecimentos. Foi aprovado no curso de Medicina de cinco instituições particulares: Ulbra, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Unisinos e Feevale. Mesmo sentindo-se preparado, confessa que, neste momento, a ansiedade para a prova é um incômodo:

- Estou confiante, mas esse é um momento crítico da minha trajetória. Toda a minha dedicação está prestes a ser testada. Sei que sou capaz, mas é inevitável sentir aquele frio na barriga.

O estudante sabe que precisa ter controle emocional e encontrar métodos para aliviar a tensão. Para isso, ele tem praticado atividades físicas e se permitido mais momentos de lazer.

Nenhum comentário: