terça-feira, 10 de outubro de 2017


10 DE OUTUBRO DE 2017
EDITORIAL

LIMITE EXCEDIDO


A Superintendência da Assembleia Legislativa garante que tudo está dentro da lei, mas não podem pairar dúvidas sobre uma questão tão relevante como a suspeita de que pelo menos 19 deputados gaúchos estariam excedendo o limite de 17 cargos de confiança (CCs) por gabinete. Faltam maiores explicações e a necessária transparência para o caso. É importante que a sociedade fique atenta aos resultados da investigação sobre o caso prometida pelo Ministério Público.

Chama a atenção que a descoberta dos eventuais excessos só tenha ocorrido a partir da divulgação de relatório pela Assembleia em resposta a uma solicitação de reportagem da RBS TV. Uma informação dessa importância não deveria ser omitida no Portal da Transparência do Legislativo, poder do qual se esperam sempre bons exemplos. No caso específico não há a clareza necessária sobre em que setores do Palácio Farroupilha os servidores estariam, de fato, lotados.

Em tempos de dinheiro público escasso, insuficiente para garantir até mesmo a regularidade dos salários dos servidores do Executivo, cresce ainda mais a exigência de transparência dos atos de todos os poderes. Só a partir de informações claras e acessíveis a população terá condições de cumprir com o seu papel de zelar para evitar o mau uso de verbas públicas.

EDITORIAL

Nenhum comentário: