sexta-feira, 4 de agosto de 2017


Jaime Cimenti

Direita, esquerda, origem da divisão 

Para muitos, a questão direita e esquerda é coisa do passado e preferem andar para a frente, sem limitações e amarras históricas, ideológicas, filosóficas ou políticas.

O fato é que os conceitos e as práticas ligados à esquerda ou à direita merecem cuidadoso estudo e profunda análise, para que entendamos os sistemas político norte-americano, europeus e outros, influenciados ainda hoje pelas pessoas e acontecimentos históricos que envolvem direita e esquerda, desde os tempos das Revoluções Francesa e Americana.

O grande debate - Edmund Burke, Thomas Paine e o nascimento da esquerda e da direita (Record, 210 páginas), do analista político, intelectual acadêmico e jornalista Yuval Levin, vem em boa hora para tratar da origem da divisão e seus desdobramentos, a partir do grande debate entre dois geniais intelectuais e políticos. Levin é membro do think tank Centro de Ética e Políticas Públicas, em Washington, e colaborador do Weekly National e da National Review. Escreve Levin: "As origens da divisão entre esquerda e direita, é claro, não são as mesmas de sua encarnação atual.

As diferenças entre as divisões políticas de hoje e aquelas da era de Burke e Paine são, no mínimo, tão fascinantes e numerosas quanto suas similaridades. Espero encorajar ambos os lados de nossa divisão política e refletir sobre o caminho que percorreram. O que podemos aprender sobre nossos progenitores políticos (e os de nossos oponentes) e que insights cruciais podemos ter esquecido com o tempo, mas faríamos bem em lembrar? Acima de tudo, espero que este livro possa ajudar os cidadãos de qualquer orientação ideológica a abordar a política com maior compreensão e confiança.

Espero ajudar o leitor a ver que, embora muitos argumentos que fervem na superfície sejam técnicos e complexos, eles são movidos por profundas questões permanentes que são não apenas importantes, mas também incrivelmente interessantes." Burke, irlandês nascido em 1729, e Paine, inglês nascido em 1737, geniais homens de ideias e ações, debateram em torno da Revolução Francesa e da Revolução Americana.

A Americana deu nascimento a uma nação que personificava o ideal do iluminismo, e a Francesa iniciou verdadeiramente a busca moderna por progresso social, com política e princípio filosófico inalteráveis. - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/08/colunas/livros/576992-direita-esquerda-origem-da-divisao.html)

Nenhum comentário: