sexta-feira, 4 de agosto de 2017




04 DE AGOSTO DE 2017
ECONOMIA

Gravataí dá origem a família de carros

INVESTIMENTO DE R$ 1,4 BILHÃO, oficializado pela GM, deverá criar uma nova série de modelos

Mais do que um modelo, uma nova família de veículos começa a sair da fábrica da General Motors (GM) em Gravataí a partir do final de 2019 ou início de 2020. Ainda cercados de mistérios, os planos da montadora para a unidade gaúcha, a partir de investimento de R$ 1,4 bilhão, fazem parte da estratégia batizada de Plataforma GEM (do inglês Global Emerging Markets), que dará origem a uma série de automóveis que substituirão parte dos modelos hoje à venda. Versões hatch, sedã, SUV e uma picape pequena são os especulados pelo mercado.

No caso da unidade gaúcha, que ontem recebeu a solenidade para oficializar a nova expansão, um SUV  segmento que mais cresce no país e no mundo ? seria a grande novidade do projeto, que tem como parceiro mundial a montadora chinesa Saic. Além de Gravataí, as plantas de São Caetano do Sul (SP) e de Rosario, na Argentina, seriam as grandes beneficiárias do projeto.

Os detalhes da ampliação e da modernização da fábrica de Gravataí seguem em sigilo. A capacidade instalada de 350 mil veículos por ano ? a maior da GM no Hemisfério Sul ? será elevada, mas não de forma significativa, o que reforça a especulação de que o Prisma tem os dias contados. Grande parte do investimento será em modernização, levando a uma adoção maior dos conceitos da indústria 4.0 ? uso de dispositivos inteligentes e interconectados ao longo de toda a cadeia de produção e logística. Com isso, o número de empregos diretos criados com a ampliação não deve ser grande.

? A geração de vagas vai depender muito da retomada da indústria ? alertou Carlos Zarlenga, presidente da GM Mercosul, acrescentando que, a partir de março deste ano, apareceram os primeiros sinais de retomada e de maior ritmo nas fábricas.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, espera ao menos que, nos próximos anos, o projeto leve à reativação do terceiro turno, que até o final de 2015 ocupava cerca de mil pessoas. Mesmo assim, novos postos serão gerados com os aumentos de capacidade exigidos dos sistemistas e novos fornecedores que chegarão. Dois seriam chineses.

AMPLIAÇÃO COM INTUITO DE CONSOLIDAR LIDERANÇA

Em relação aos atrativos, tecnologia será o principal apelo. Mas economia de combustível e segurança são outras preocupações. A conectividade é o centro do veículo ? confirma Zarlenga, referindo-se à interação entre motorista, automóvel e smartphones.

Embora exista ideia ambiciosa de exportar para outros continentes, a GM avalia que a ampliação da unidade ajudará a montadora consolidar a liderança no Mercosul, onde o Onix é o modelo mais vendido.

Dá mais longevidade, ainda mais para um mercado pronto para se reaquecer ? lembra o vice-presidente da GM Mercosul, Marcos Munhoz.

O prefeito de Gravataí, Marco Alba, ressaltou que o anúncio da terceira ampliação da GM na cidade ocorre em fase ainda crítica da economia:

Acontece em um momento em que o Brasil e o Rio Grande do Sul estão em uma das piores crises financeiras e fiscais, o que também se reflete nos municípios ? disse Alba, à espera de aumento da arrecadação em 2021.

O governador José Ivo Sartori também celebrou melhores expectativas para a economia com a expansão da GM:  Essa nova família de veículos vai trazer empregos, aumento de receita, expansão de negócios, incremento na cadeia de suprimentos e exportações ? projetou o governador.

Em 17 anos de operação, a fábrica gaúcha da GM produziu cerca de 3,5 milhões de veículos, dos quais 350 mil foram destinados à exportação. De janeiro a julho, os modelos Onix e Prisma, montados no Estado, representaram 73% dos emplacamentos de veículos de passeio da General Motors no país.

caio.cigana@zerohora.com.br

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